Ballroom e Youkoso – Resenha

Ballroom e Youkoso apresenta o mundo da dança de maneira cativante e emocionante!

Ballroom e Youkoso-poster

Ano: 2017
Título Original: Ballroom e Youkoso / Welcome to the Ballroom / ボールルームへようこそ
Estúdio: Production I.G| Nº de Episódios: 24
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Ballroom e Youkoso (Welcome to the Ballroom) é um anime que já tinha dado as caras aqui no Meta Galáxia a alguns meses atrás quando falamos de alguns animes da temporada de Julho 2017. Ele tinha estreado e chamado a atenção, muito por se tratar de um anime de esporte, só que focado na dança de salão. E agora com o fim de sua exibição, vamos a resenha.

Ballroom e Youkoso-12

A trama conta a estória de Fujita Tatara, um adolescente que está no ensino médio e não sabe o que quer da vida. Perdido em seus pensamentos e desanimado com a vida, Tatara vive uma crise existencial. Ele tem que decidir seu futuro, faculdade, trabalho. Mas não tem nada que ele sonhe. Pior do que ter um sonho frustrado, é não possuir um.

Ballroom e Youkoso-9

Certo dia Tatara se mete em uma confusão e é salvo por um homem Kaname Sengoku. Este homem é um renomado dançarino e tem uma escola de dança. Tatara tem então seu primeiro contato com esse mundo. E pela primeira vez na vida, ele sente desejo em fazer algo. Este é ponto de partida do anime, que levará Tatara a caminhos que ele jamais imaginou.

Ballroom e Youkoso-10

Ballroom e Youkoso tem um ritmo muito bom. É aquele anime que apresenta tudo no momento certo e sem queimar personagens ou cenas que poderiam ser melhores aproveitadas. Isso é um grande trunfo da obra. Visualmente falando, também é um show à parte. A Production I.G (Kuroko no Basket , Haikyuu) já tem o caminho das pedras no que tange a animes de esporte, e aqui mais uma vez não decepciona. O visual dos personagens, as danças, os olhares e trilha sonora estão sensacionais.

Ballroom e Youkoso-13

Mas Ballroom e Youkoso não se resume a visual. Ele é recheado de ótimos personagens. Além do protagonista, os coadjuvantes são muito bons e por várias vezes roubam a cena. Os rivais e amigos de Tatara são bem trabalhados. Não estão ali à toa só para serem meros oponentes e depois ninguém se lembrar deles. Pelo contrário. A grande maioria possui um background interessante que dá sustento as suas motivações para estarem ali. Ou seja, acabamos não torcendo apenas por Tatara, mas acabamos ficando divididos em vários momentos por conta dos personagens serem tão legais.

Ballroom e Youkoso-14

E por falar em personagens, o anime já tinha começado bem e a sua primeira metade é cativante. Mas na segunda metade é que Ballroom e Youkoso mostra a que veio e crava assim a sua qualidade. O Motivo disso? Simples, a entrada da personagem Chinatsu Hiyama.  A jovem de cabelos ruivos chega causando alvoroço e logo ganha destaque na trama. Ela tem papel fundamental na trama quando se torna o par de dança de Tatara.

Ballroom e Youkoso-11

Eis aqui outro ponto importantíssimo.  A  dança de salão é composta por um casal. As duas pessoas tem que estar em harmonia e total sincronia para que a dança flua. E a maneira como o anime mostra isso é muito bacana. Não á apenas pura técnica, mas também uma mescla de sentimentos e sonhos. Entender a outra pessoa, encaixar o ritmo, conhecer os passos. São coisas muito difíceis. Se as vezes mal conhecemos as pessoas que nos cercam, imagine o seu par. Criar laços e ganhar essa confiança se faz vital para o sucesso da dupla.

Ballroom e Youkoso-1.jpg

E vários desses sentimentos e anseios são mostrados de uma maneira bem impactante, ocasionando cenas bem bonitas e cheias de significados. Tatara é leigo no mundo da dança e em se relacionar com as outras pessoas. São dois desafios ao mesmo tempo. E cada passo que ele dá, o anime consegue mostrar isso de maneira convincente. Outro aspecto bacana é a maneira que Ballroom e Youkoso aborda os personagens dentro e fora da dança. Parece que quando estão nas competições dançando se transformam em outras pessoas, tamanho é o empenho deles em buscar seus sonhos. É muito legal esse contraste.

Ballroom e Youkoso-2Ballroom e Youkoso-3Ballroom e Youkoso-4

Talvez a única ressalva se é que se pode assim dizer, é que poderia ter mais instruções e explicações sobre as danças e como cada ritmo funciona. É falado, mas não é tão aprofundado, então algumas pessoas podem ficar um pouco perdidas nesse quesito. Mas isso não estraga a experiência. É apenas uma pequena ressalva.

Ballroom e Youkoso-6Ballroom e Youkoso-7

Finalizando, Ballroom e Youkoso é um anime cativane. Cheio de personagens marcantes e cenas emocionantes, o anime funciona tanto para quem conhece ou não a dança de salão. Fica aqui a expectativa do anuncio da segunda temporada, pois a obra ainda tem muito a oferecer. E uma outra torcida fica para que o mangá seja anunciado algum dia por aqui, pois ele também é bem elogiado. Então não perca o ritmo e entre de corpo e alma nessa dança.

assinatura_andre