Barakamon (Anime) – Resenha

BARAKAMON POSTER RESENHA

Barakamon é simples, bonito, engraçado e principalmente inspirador.

Exibição Original: 6 de Julho 2014 até 28 de Setembro de 2014
Título Original: Barakamon / ばらかもん
Estúdio: Kinema Citrus | Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Barakamon é uma adaptação do web-mangá de mesmo nome da mangaká  Satsuki Yoshino, e teve sua estreia na temporada de verão de 2014. A trama tem início quando somos apresentados a Sei Handa, um famoso prodígio  calígrafo. Sim, isso mesmo, um calígrafo. No Japão toda a escrita é considerada uma forma de arte, de acordo com os sentimentos postos no momento de escrever. Durante uma competição, Handa tem seu talento questionado por um dos mais importantes diretores, e o resultado disso foi desastroso. Handa perde a linha e acaba expulso. Como “castigo” o pai de Handa o manda para uma ilha no interior do Japão, afim de fazer o rapaz refletir sobre a sua vida.

BARAKAMON HANDA SEI - RESENHA - 1

BARAKAMON - NARU - HANDA - RESENHA

O anime de Barakamon é classificado como um slice of life / comédia e aqui temos uma raro e perfeito equilíbrio entre os dois gêneros. E vamos tentar explicar o porque. Quando Handa chega no seu novo lar, o rapaz estranha tudo. Acostumado a rotina insana de Tóquio, a paz e o marasmo do interior são um grande choque. Logo que ele chega para se hospedar ele acaba encontrando outras diferenças entre as pessoas da cidade e as pessoas do campo. Todos tem uma iniciativa em ajudá-lo a se adaptar. Mas por que essas pessoas estão ajudando-o se não o conhecem? Essa é uma das perguntas que começam a pipocar na cabeça de Handa.

BARAKAMON - NARU - RESNEHA - 2

BARAKAMON - NARU - RESNEHA - 3

Handa precisa se reencontrar, ele necessita reencontrar aquele talento que o fez famoso. Ele sabe que a sua soberba o prejudicou totalmente em sua carreira, logo ele precisa recomeçar. Ele precisa encontrar a sua escrita, a sua identidade. Mas por que raios uma viagem a uma zona rural do interior do Japão vai ajudá-lo a se levantar? E aí começa a entrar o verdadeiro charme de Barakamon: a sua simplicidade em mostrar os valores da vida.

BARAKAMON - RESENHA - 6

Todo esse desenvolvimento fica mais acentuado quando Handa acaba conhecendo a Naru, uma menininha de 7 anos. Ela é extremamente cheia de energia, carismática e totalmente arteira. Naru é sem dúvida uma das grandes responsáveis por mostrar a Handa uma nova ótica sobre a vida. Logo no início temos aquela cena do muro / pôr do sol que já tem um significado imenso. Mas além de Naru (até porque ela é quase uma personagem principal) , temos outros personagens secundários que são incríveis. Temos outras crianças que são amigas da Naru que são um show a parte também, que causam situações extremamente engraçadas com Handa (como a briga no parquinho). Porque eles agem de maneira tão sincera e natural que são cativantes. Você sente que eles são realmente crianças se divertindo.

BARAKAMON - RESENHA - 2

Existem outros personagens de apoio que também contribuem muito, como as amigas adolescentes Miwa e Tamako e  também o amigo delas Hiroshi. Além de todo o pessoal mais velho da vila que sempre aparecem em cenas pontuais e tem algo de relevante a acrescentar. Todos os personagens interagem muito bem entre si, assim criando um ambiente gostoso de se ver e viver. Barakamon alterna com muita fluidez e naturalidade entre a comédia e o drama/reflexão por conta de todo esse alicerce estabelecido, com personagens tão ricos e carismáticos.

BARAKAMON - RESENHA

E essa transição tão natural faz toda a diferença. O anime em nenhum momento fica bobo demais quando ele está sendo engraçado. E também não fica pesado demais quando ele mostra algum drama. Ele tem um ponto de equilíbrio ímpar, que nos transporta para aquele ambiente, assim permitindo que nos também façamos parte daquilo. É fácil rir junto com os personagens de Barakamon, assim como também é possível sentir os seus sentimentos.

BARAKAMON - RESENHA - 5

A parte da produção também não decepciona. Com uma animação muito bonita, e a direção também inspirada, temos cenas muito bem animadas. A trilha sonora é na sua maior parte calma e tranquila, remetendo assim a tranquilidade da vida no campo. A opening (“Rashisa ” da banda SUPER BEAVER) e  ending (“Innocence” da banda  NoisyCell) são simplesmente espetaculares. Sério, além de serem músicas magnificas, ambas combinam muito com o anime, além de terem uma animação belíssima em ambos os casos. (Você pode ficar viciado nessas músicas, já vou avisando).

BARAKAMON - RESENHA - 4

BARAKAMON - RESENHA - 3

Por fim, Barakamon é um anime incrível. Tem momentos bonitos, engraçados e dramas na medida certa. Sem sombra de dúvida você deve dar uma chance a esse anime. Ele é curtinho, então dependendo da disponibilidade você pode acabar assistindo ele de uma vez só. Este é um daqueles animes que você pode colocar na categoria dos “xodós”.

Pois é meus amigos, só tenho a dizer que assistir Barakamon foi uma experiência extremante divertida e apaixonante. É raro ver personagens tão ricos em situações tão comuns e cheias de significados. Com uma leveza e um charme por conta dos personagens, esse anime com certeza ganha um lugar no coração. Mas nos faz lembrar que as vezes levamos nossas vidas à sério demais. nos cobrando em excesso e assim nos  esquecendo de sorrir,  e de enxergar as belezas que estão a nossa volta.

Bem, vamos ficando por aqui e para mais matérias de anime e mangá, clique aqui! Até mais e forte abraço.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Bakamon
Nota do Autor
51star1star1star1star1star