Darling in the FranXX – Resenha

em

Darling in the FranXX é sem sombra de dúvida um dos animes mais interessantes dos últimos tempos. Não é perfeito, mas chegou perto disso.

darling in the franxx poster resenha

Exibição Original: 13 de Janeiro de 2018 à 07 de Julho de 2018
Título Original:  ダーリン・イン・ザ・フランキス / DARLING in the FRANXX
Estúdio: A-1 PicturesTriggerCloverWorks | Nº de Episódios: 24
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Darling in the FranXX foi um anime que estreou na temporada de janeiro/ inverno 2018.  É um projeto original da parceria dos estúdios Trigger (Kill la Kill) e A-1 Picures (SAO). O anime  quando estreou causou um verdadeiro alvoroço. Pois tinha uma animação muito boa, uma trama recheada de personagens interessantes  e um plot ben enigmático. Tanto que na época fizemos um um TOP 10 indicações da temporada e ele estava incluso. E depois montamos um breve guia falando dos personagens de Darling in the FranXX. Mas agora que o anime acabou, vamos falar se as expectativas foram alcançadas ou não.

darling in the franxx resenha 2darling in the franxx resenha 3

Em um futuro distante, o planeta Terra está escasso de recursos, como em um verdadeiro apocalipse. Os humanos criaram cidades abaixo da superfície para sobreviverem e além disso têm de combater as ameaças denominadas como urrusauros. É uma espécie de criatura que habita o interior da terra e tende a destruir tudo a sua frente. Para enfrentar essa ameaça os humanos criaram os FranXX que são robôs pilotados por duas pessoas. E geralmente estes pilotos que são conhecidos como parasitas (e chamados por códigos numéricos) e são crianças/adolescentes. E são eles os protagonistas do anime. Esse é o ponto de partida da trama de Darling in the FranXX.

darling in the franxx resenha 1darling in the franxx resenha 4

Dentre esses adolescentes temos o protagonista Hiro. Ele aparentemente tem sérias dificuldades em operar um FranXX e está bem abaixo dos demais jovens. Porém tudo muda quando ele conhece Zero Two, uma linda e impulsiva jovem de cabelos cor de rosa. Com essa premissa alguns temas começam a ser desenvolvidos e também mistérios começam  a serem plantados. Porque além de tudo isso, todos esses jovens vivem em lugares fechados como se fossem presos por uma redoma, isolados do mundo exterior. Eles só saem para as missões e depois voltam para lá. E assim os questionamentos começam a brotar em nossas mentes: quem são esses adolescentes? Como o mundo ficou daquele jeito? Quem são as pessoas que estão comandando e dando as ordens? Quem são os Urrusauros?

darling in the franxx resenha 5darling in the franxx resenha 6

No início de Darling in the Franxx já tivemos algumas polêmicas quanto ao modo de operar os robôs. Já que as duas pessoas que ficam no FranXX acabam tendo que fica em uma posição com uma digamos certa conotação sexual, o que acabou revoltando muita gente.  Um dos ponto mais interessantes do anime são seus personagens. Temos ali cerca de 8 adolescentes principais que são bem explorados e cada qual tem o seu momento dentro da obra. Claro que alguns mais do que outros, mas ainda assim têm. A interação entre eles, sendo em batalhas, brigas ou risos é muito boa. E isso as vezes funciona muito bem para questionar os dilemas da adolescência. Seremos adultos? O que seremos quando formos adultos? O que é o amor? E por aí vai. E em meio a tudo isso, vários elementos de sci-fi vão sendo implantados.

darling in the franxx resenha 7

As batalhas da obra também são bem legais, apesar de não ser o foco do anime. Com um animação de primeira, as batalhas ganham peso devido a direção e aos recursos visuais muito bem explorados. E sempre aliados com uma música (a OST é demais) que sempre ajuda a aumentar ainda mais o clímax dessas lutas. Tecnicamente falando os estúdios estão de parabéns, pois é um anime de encher os olhos de quem vê. Isso já fica claro pela opening que é no minimo maravilhosa. Mas além das batalhas todas as tomadas de jeito de contar a história da trama é muito boa e foge do convencional. Exemplo disso é quando temos o passado de Hiro e da Zero Two, toda a apresentação disso em um formato de livro/fábula é muito bom.

darling in the franxx resenha 8

Sem dúvida alguma, uma das melhores coisas de Darling in the FranXX é que ele aborda tantos temas ao mesmo tempo, que deixa margens para diversos públicos apreciarem o anime. Pois ele tem drama, romance, mistério, ficção, mechas. Ou seja, se você curte alguma dessas coisas pode acabar vendo o anime e consequentemente gostando de todo o resto mesmo que não seja muito a sua praia. Os personagens do anime são extremamente carismáticos e ganharam bastante popularidade, principalmente a Zero Two. Fizemos até uma matéria sobre uma “batalha de waifus” que dividiu a galera em determinado ponto do anime.

darling in the franxx resenha 9darling in the franxx resenha 10

Mas nem tudo são flores. A única ressalva que fica é quanto aos seus últimos episódios. Sem dar spoilers, mas digamos que a trama já tinha quase tudo estabelecido e sabíamos quem era quem. As cartas já estavam na mesa. Era só seguir aquilo, pois haviam diversos dramas e pontos a serem resolvidos. Mas as vezes parece que ocorre “aquela necessidade” de fazer algo tão grandioso e épico que em alguns casos acaba não funcionando tanto. E aqui é um desses. Não havia essa necessidade. É aquela história: as vezes menos é mais. Porém, mesmo com toda essa galhofada sem necessidade, o último episódio e final do anime são lindos demais.

darling in the franxx resenha 11

Darling in the FranXX não é um anime perfeito, mas com certeza é acima da média. Uma obra que tem um visual incrível e muito conteúdo. E que sem dúvida alguma vai fazer falta na grade de programação. O anime é divertido, bonito e ainda consegue nos fazer refletir sobre diversas coisas da nossa realidade.  E fica a pergunta: será que com o passar do tempo o termo “crush” vai ser trocado por “Darling”? rsrs . Essa e outras questões só o tempo dirá. Darling in the FranXX com certeza vai ser lembrando com muito carinho pelos fãs. É um anime que trabalhou muito bem a questão do amadurecimento, da mudança de fase e de assumir as responsabilidades. Uma bela analogia com as nossas vidas sobre as questões de liberdade e independência.

O que acharam de Darling in the FranXX? Comente aí. Outras matérias de anime/ mangá você encontra aqui.  E só para lembrar que todos os episódios estão disponíveis na Crunchyroll.

Até a próxima e forte abraço a todos.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Darling in the FranXX
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

Deixe um comentário