Deadman Wonderland – Resenha

em

deadman-wonderland-02

Ano de publicação (mangá):  maio de 2007 – julho de 2013 – 13 volumes
Ano de exibição: 3 de Julho de 2011 – 12 episódios
Título Original: デッドマンワンダーランド
Criador: Jinsen Kataoka
Editora: Kadokawa Shoten (Japão), Panini (Brasil)
Estúdio: Manglobe
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

A história de Deadman Wonderland (Jinsen Kataoka) gira em torno do personagem Igarashi Ganta, que depois de um assassinato em massa em sua classe, é o único sobrevivente e o principal suspeito, e acaba por ser preso tendo que sobreviver a uma prisão de alta periculosidade que da o nome da obra. O real assassino do caso é um ser no qual Ganta chama de “Homem Vermelho”, que aparece voando do lado de fora da sala de aula e mata a todos brutalmente de uma forma esquisita.

Ganta foi condenado à morte injustamente e na prisão (criada após um grande terremoto que destruiu boa parte de Tóquio), Ganta precisa sobreviver não só por sofrer a tristeza da perda e das pessoas mal intencionadas no local, mas por estar na Deadman Wonderland. Para a penitenciária são levadas as piores pessoas que passam por jogos de sobrevivência enquanto são assistidas pela população, que acham que aquilo é um mero show business (corridas, concursos, circos).

Os prisioneiros precisam praticar essas atividades mortíferas, além de outras atividades. No decorrer da história exibe que muitas dessas atividades não são opcionais, já que os encarcerados possuem um colar que solta um veneno para todo o corpo e precisam de Cast Points (dinheiro) para comprar “candy” (antídoto para o veneno) em pelo menos 3 dias. Em troca de atividades eles recebem esta remuneração para poderem sobreviver comprando candy, água e comida.

deadman-wonderland-04

Dentro da Deadman Wonderland, Ganta encontra uma amiga de infância, Shiro. Logo após isso, o garoto também descobre que o Homem Vermelho também está na prisão. Ganta jura vingança e ir atrás do assassino de seus amigos. É a partir daí que a trama da obra passa a ficar mais intensa. Ganta descobre um poder, a manipulação de sangue. Este poder foi concebido a ele pelo próprio Homem Vermelho e no decorrer da história o garoto descobre outros prisioneiros com o mesmo do, chamados de Deadman.

A história de Deadman Wonderland perpassa por um mistério em todos os episódios. A intenção dos personagens nunca é explicita em suas primeiras aparições e diálogos. Ao assistir o anime ou ler o mangá, a desconfiança sobre o que a personagem pensa sempre está presente. Além disso, há também o mistério sobre o Homem Vermelho e o porquê os Deadmans existem.

deadman-wonderland-03

A narrativa também exibe o quanto as pessoas em situações extremas acabam aflorando seus extintos de sobrevivência, eliminando qualquer compaixão existente. A violência está muito presente, as mortes e acidentes ocorridos no filme são sempre de forma sucinta e brutal. Caso queira conhecer a obra, é primordial que leia o mangá. Mesmo que queira assistir o anime, ler o mangá primeiro é essencial. A história que se passa no anime finaliza sem explicar muita coisa, além de possui algumas pequenas diferenças em relação ao mangá e termina antes e de uma forma diferente da obra.

Os Deadmans possuem histórias densas. Na maior parte dos casos, a maneira com que eles foram presos assemelha-se a de Ganta, foi injusta. Cada um deles tem seus problemas e medos pessoais, que também são explorados na prisão, e em um dado momento acaba-se criando certa empatia por eles.

deadman-wonderland-05

Por muitas vezes é debatido o tema de percepção e empatia. Para se entender um personagem não é simplesmente escutar a sua estória, mas tentar colocar-se na mesma situação. Além disso, a alienação também é muito presente e aparece de forma “hierárquica”. Os presos fazem coisas para certos fins sem entender o porquê, bem como os funcionários, os Deadmans, até chegar aos superiores da penitenciária.

O desenvolvimento das emoções dos personagens progride durante a leitura. O desfecho do mangá traz uma calma aos sentimentos intensos que ele mesmo acaba criando devido aos embates e informações descobertas durante a leitura.

Confira outras resenhas de animes e mangás e siga o Meta Galáxia nas redes, Zuppashi!

assinatura kelvin

Análise Crítica
Data
Título Original
Deadman Wonderland
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário