Full Metal Panic! Invisible Victory – Resenha

Full Metal Panic! Invisible Victory retoma a franquia em grande estilo!

Full Metal Panic! Invisible Victory - poster

Exibição Original: 13 de Abril de 2018 à 18 de Julho de 2018
Título Original / Sinônimos : フルメタル・パニック!Invisible Victory / Full Metal Panic! IV
Estúdio: Xebec | Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Após um longo tempo no limbo (exatos 13 anos), começaram a surgir boatos que a franquia Full Metal Panic! ganharia uma nova temporada. Boa parte das pessoas não botou muita fé que realmente a franquia retornaria depois de tantos anos. Mas eis que na temporada de Abril /Primavera 2018, a saga ganhou uma nova temporada. Intitulada de Full Metal Panic! Invisible Victory , a quarta temporada chegou realmente mostrando que veio não apenas como um resgate de nostalgia, mas sim como uma verdadeira continuação.

Full Metal Panic! Invisible Victory Resenha Sagara ChidoriFull Metal Panic! Invisible Victory Resenha Sagara Chidori 1

Full Metal Panic! Invisible Victory se passa após a 3º temporada (The Second Raid, de 2005) que havia sido produzido pelo famoso e prestigiado estúdio da Kyoto Animation. Quando os fãs já não tinham mais esperanças, o estúdio Xebec surpreendeu boa parte do público por pegar um título desse porte, já que em sua grande maioria o estúdio tem em seu catalogo animes de ecchi /comédia romântica. E olha que o estúdio não decepcionou e fez aqui um trabalho muito acima da média.

Full Metal Panic! Invisible Victory - 2018

O ponto de partida de Full Metal Panic! Invisible Victory se dá pelas consequências vistas na temporada anterior, quando Sagara e a Mithril haviam conseguido dizimar os planos do vilão Gates. O irmão mais velho da Capitã  Tessa, Leonard assume as rédeas aqui junto de um novo vilão, Kurama. O plano e objetivo deles não é nenhum segredo ou muito menos surpresa: sequestrar Kaname Chidori devido as suas habilidades especiais e assim fazer com que a organização terrorista Amalgam ganhe ainda mais força. E o que se vê partir daí é uma caçada desenfreada, recheada de momentos de tensão, adrenalina e muita ação.

Full Metal Panic! Invisible Victory Resenha leonard kurama

Nas outras temporadas, a obra sempre se mostrava uma mescla de ação / comédia / romance. Já em  Full Metal Panic! Invisible Victory o clima que permeia a obra é de ação e muita tensão. Na temporada anterior já tínhamos tido um pouco desse gostinho, mas aqui isso se consolida. Sagara está totalmente determinado (para não dizer obsessivo) a cumprir seus objetivos de não deixar sua amada Chidori nas mãos dos terroristas da Amalgam. E no decorrer dessa briga de cão e gato, são apresentados novos personagens, que apesar de estarem entrando agora, se encaixam rapidamente a trama, como é o exemplo da carismática Nami.

Full Metal Panic! Invisible Victory Resenha nami sagaraFull Metal Panic! Invisible Victory Resenha 4

Sem dúvida alguma um dos grandes atrativos de Full Metal Panic! Invisible Victory  é o seu ritmo. O anime não deixa você respirar. Praticamente em todo episódio acontece algo de muito relevante que acrescenta algo a trama. É quase certo afirmar que todo episódio conta com algo impactante. Há diversas viradas na história e também muitas cenas bem violentas e impactantes, que trazem consequências aos personagens envolvidos. E por falar nelas,  as cenas de ação são muito bem feitas e fazem um ótimo uso de CG.

Full Metal Panic! Invisible Victory ResenhaFull Metal Panic! Invisible Victory Resenha 5

Este é um casamento que não costuma dar tão certo assim em animes 2D, já que na maioria dos casos fica tudo muito “estranho”. (Vide o urso de Golden Kamuy). Mas felizmente Full Metal Panic! Invisible Victory é uma exceção. Aqui o casamento caí muito bem com as cenas, principalmente nas que envolvem os robôs. Essa mistura funciona em perfeita sintonia com a proposta do anime e faz com que as cenas de ação /violência ganhem muito mais peso. Há sequências realmente muito bem elaboradas no decorrer do anime. Ou seja, é um ótimo trabalho do estúdio, que caprichou nos efeitos visuais/sonoros e também na trilha que está excelente.

Full Metal Panic! Invisible Victory Resenha 1Full Metal Panic! Invisible Victory Resenha 2

Full Metal Panic! Invisible Victory é um grande exemplo de como retomar uma franquia. Ela agrada por respeitar o legado das temporadas anteriores mas não se prende apenas ao passado. Ela tem sua própria história para contar. Com uma produção muito boa aliada a personagens marcantes como Sagara e Chidori, FMP IV é uma obra obrigatória para os fãs da saga. Sem dúvida um dos melhores animes do ano e uma grata surpresa, já que sempre que se mexe com algo tão estabelecido, surge uma desconfiança iminente.  Ainda bem que ela já some logo nos primeiros instantes da nova temporada.

Full Metal Panic! Invisible Victory Resenha 6

Ao final fica um gancho para continuação. Nos resta torcer para que a façam e que não demorem tanto tempo outra vez. É quase inevitável que ao terminar a temporada, embalado pelos acontecimentos e pela música, que você baterá continência. É natural, acredite, não tem como evitar.

E aí, o que achou de Full Metal Panic! Invisible Victory? Foi uma boa volta da franquia? Se você ainda não conhece FMP! fica a nossa extrema recomendação que você comece a ver, pois é uma das series mais queridas dos animes. Bem, vamos ficando e já sabe né? Para outras matérias de anime e mangá, fique ligado aqui. E também não esqueça de acompanhar o nosso guia de animes da temporada de Julho / verão 2018 que está fervendo! Até a próxima e grande abraço!

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Full Metal Panic! Invisible Victory
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário