Gankutsuou – O Conde de Monte Cristo | Resenha

gankutsuou-o-conde-de-monte-cristo-poster.jpg

Título: Gankutsuou: The Count of Monte Cristo (巌窟王)
Tipo: TV
Episódios: 24 (Oct 6, 2004 até Mar 30, 2005)
Status: Finalizado
Estúdio: GONZO
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Gankutsuou é uma adaptação inspirada na obra da literatura clássica “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas (Os Três Mosqueteiros). Tendo em base a mesma premissa da obra, o anime faz não só uma bela adaptação, mas consegue inserir coisas novas, em uma ambientação diferente e futurista, mas sem perder a essência de sua origem. A premissa parte de uma França em um futuro onde as viagens espaciais se tornaram realidade, então os roteiros de turismo agora incluem visitar diversos planetas e descobrir novas culturas e seres.Dentro disto, quando dois amigos de longa data, Albert e Franz, ambos filhos da alta aristocracia francesa, vão até a lua acabam sem querer conhecendo um homem misterioso e poderoso, o Conde de Monte de Cristo. Logo uma empatia nasce entre eles, principalmente de Albert em relação ao Conde, uma grande admiração, como se este fosse um ídolo. O Conde diz que terá de ir a Paris para resolver algumas coisas e pede ajuda dos dois jovens, para que lhe apresentem a França. Este é o ponto de partida que dá inicio a uma grande trama envolvendo estes e os demais  personagens do anime.

gankutsuou-o-conde-de-monte-cristo-1.jpg

O anime conta com um enredo muito bem amarrado e construído, que leva o espectador naturalmente e o faz entrar em uma imersão dentro da história. Os personagens principais e secundários são bem interessantes, todos possuem algum tipo de motivação para os seus atos, nada é gratuito.Além do enredo envolvente, a parte técnica também é um show a parte. A animação foi bem arrojada para época, misturando animação tradicional com 3D. O caracter design é excelente, principalmente nos figurinos, onde parece que as cores das roupas tem vida própria, parecendo dar um ar de vivacidade a todo o meio aristocrata. Trilha sonora também não fica por menos, começando pela opening “We Were Lovers”, que dá todo clima poético e romântico que a obra carrega. Toda a OST casa muito bem com os momentos de calmaria e tensão, chegando a um equilíbrio muito bom.

gankutsuou-o-conde-de-monte-cristo-2.jpg

A obra tem uma qualidade acima da média, funciona como adaptação e entrega algo realmente que vale a pena ser visto. É um anime que sabe cuidar de seus personagens, o desenvolvimento deles, os momentos de reflexão e poesia estão ali a todo instante. Gankutsuou fala sobre amizade, amor, vingança, política, guerra, tudo de maneira consistente, e ao longo dos seus 24 episódios, fecha muito bem tudo isto. Os personagens realmente mudam ao decorrer da trama, somos apresentados aos seus anseios e sonhos, e as consequências de seus atos.

gankutsuou-o-conde-de-monte-cristo-3.jpg

Um verdadeiro deleite para o espectador, uma bela poesia em forma de anime. Cheio de momentos de reflexão/filosofia, frases emblemáticas, é algo que realmente acaba se diferenciando devido a profundidade dos seus personagens. Gankutsuou – O Conde de Monte Cristo, é realmente um anime imperdível.

assinatura_andre