Golden Kamuy – Resenha

Golden Kamuy mostra a corrida pelo ouro em um caminho tortuoso e cheio de redenções.

golden kamuy resenha poster

Exibição Original: 09 de Abril de 2018 à 25 de Junho de 2018
Título Original:ゴールデンカムイ / Golden Kamuy
Estúdio: Geno Studio | Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom)

Golden Kamuy é a adaptação do mangá homônimo do mangaká Satoru Noda. O mangá é um dos mais bem falados nos últimos tempos, tanto que concorreu ao prêmio da Crunchyroll do ano passado.  Então com o anúncio do anime, muitas pessoas ficaram ansiosas para saber se a obra iria fazer jus a fama que o mangá estava ganhando. O anime teve sua estreia na temporada de abril/ primavera de 2018. Os trailers chamaram a atenção tanto pela animação quanto pelas cenas. Mas será que a obra correspondeu as expectativas? Acreditamos que sim.

golden kamuy resenha 1 sugimoto

A premissa de Golden Kamuy parte quando conhecemos Sugimoto “O imortal”, um sobrevivente da Guerra do Japão contra a Russia. Ele ganhou essa alcunha durante as batalhas e realmente muitos acreditam que ele é imortal, devido as suas façanhas. Prova disso são suas cicatrizes que comprovam o quanto ele lutou para sobreviver. Certo dia ele encontra um velho conhecido que acaba soltando no ar uma história sobre um tesouro escondido. Ou melhor dizendo, sobre uma pilha de ouro. A história no início não faz muito sentido, mas devido a alguns acontecimentos, Sugimoto acaba comprando a ideia. Então ele sai em busca do ouro, e no caminho acaba encontrando a jovem, “ríspida”  e carismática Asirpa. Ela é uma Ainu (um grupo indígena) e acaba por salvar Sugimoto. Assim nasce uma parceria entre eles em busca do ouro e também a resolução de  outros mistérios.

golden kamuy resenha asirpa

Um dos grandes atrativos de Golden Kamuy sem dúvida alguma é a sua narrativa. Partindo dessa premissa somos apresentados e inseridos em um mundo muito rico de detalhes. A história se passa em um período pós-guerra, onde notamos o Japão devastado, cheio de sequelas e traumas. Isso fica muito bem exposto conforme os personagens secundários vão sendo apresentados e assim adicionando mais conteúdo a trama. O motivo principal do encontro entre eles é o interesse pelo ouro, mas o mais interessante é saber a motivação de cada um para conseguir o tesouro. Alguns buscam apenas fortuna, outros um recomeço de vida pós guerra, já alguns querem quitar suas dívidas com entes queridos e ou um caminho de redenção por seus pecados. Isso dá um “charme” muito interessante ao anime. Pois ele se torna uma verdadeira corrida pelo ouro.

golden kamuy resenha 3

Outra coisa muito legal do enredo de Golden Kamuy é o contexto histórico e cultural que ele é inserido. Como dissemos, temos o lado da guerra e tudo mais. Porém, também somos apresentados á um rico e vasto leque de costumes e tradições do povo Ainu. Suas crenças (principalmente em relação a caça e aos animais), seus hábitos, comidas e estilo de vida. Essa parte é muito bem trabalhada e enriquece bem a trama, dando peso e veracidade aos fatos ali apresentados. Se você anotar bem as dicas, pode ser que se algum dia acontecer de ficar perdido em uma floresta, você possa sobreviver. Aliado a esses momentos e também durante os combates, temos uma boa quantidade de sangue na tela, que é natural dado o contexto do anime. Até porque o anime tem um ar um pouco mais sério e maduro em sua maior parte.

golden kamuy resenha 1 tsurumi

Os personagens de Golden Kamuy são sensacionais. Eles não são muitos até pela quantidade de episódios, mas são bem trabalhados. Claro que o destaque fica com Sugimoto e Asirpa (a menina simplesmente rouba a cena, deem algum prêmio para ela).  Os dois protagonizam ótimas cenas de amizade, ação e comédia (as caretas da Aisrpa são incríveis). Os “vilões” também são bem bacanas e por alguns momentos até torcemos por eles, devido as suas motivações por conta de seus passados. Como por exemplo o Tentente Tsurumi, que tem um background bem explorado e é um exemplo das consequências da Guerra.

golden kamuy resenha 2

O anime foi produzido pelo estúdio Geno, que é relativamente novo, e que até então havia feito de relevante o anime Kokkoku. O estúdio se saiu muito bem em Golden Kamuy, entregando uma animação digna que conta com uma ótima trilha sonora. Mas fica uma ressalva específica aqui. O anime tem momentos muito bonitos durante os seus episódios, mas a escolha da animação do Urso, acreditamos que não tenha sido a melhor possível. Causa uma certa “estranheza”. Porém, isso não atrapalha a experiência como um todo, mas pode afastar algumas pessoas, já que isso acontece logo de cara. Então não chega a ser um bom cartão de visita, mas todo o resto está impecável. E o que falar da opening (Winding Road” da banda  MAN WITH A MISSION) e  a ending (“Hibana” da banda THE SIXTH LIE)? São maravilhosas! Se você curte ficar vendo isso, é de certo que ambas irão entrar na sua lista de melhores do ano, na sua playlist, porque tanto a animação quanto as músicas são sensacionais.

golden kamuy resenha 5.jpg

Golden Kamuy é um anime muito bom. Ele foge um dos pouco do “mais do mesmo” pois nos traz uma proposta um pouco diferente e cheia de contexto. O anime só não ganhou uma nota mais alta pois no final ficaram muitas coisas a serem resolvidas, assim a reta final acaba sendo mais um gancho do que um final propriamente dito. A boa notícia é que a segunda temporada já está confirmada (provavelmente em outubro), então logo logo com certeza essas pontas soltas serão amarradas. Acompanhar a corrida pelo ouro, a busca dos personagens pelos seus sonhos e redenções é uma experiência muito bacana. Golden Kamuy ainda não é um “ouro”. Mas é uma “joia” que começou a ser lapidada. E muito bem por sinal.

Então vamos ficando por aqui! O que acharam de Golden Kamuy? Qualquer coisa é só comentar e deixar a sua opinião. E não marca bobeira porque todos os episódios estão disponíveis na Crunchyroll. Aproveitando, já viram o nosso Guia de Animes da Temporada de Julho/Verão de 2018? Fique de olho para não perder nada da nova temporada que está rolando. Até uma próxima e grande abraço!!

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Golden Kamuy
Nota do Autor
31star1star1stargraygray