Hinamatsuri (2018) – Resenha

Hinamatsuri consegue o equilíbrio perfeito entre comédia e drama.

hinamatsuri - poster

Exibição Original: 06 de Abril de 2018 à 22 de Junho de 2018
Título Original:ヒナまつり/ Hinamatsuri / Hina Festival
Estúdio: feel.| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★☆ (Ótimo)

De tempos em tempos surgem obras que simplesmente nos ganham nos primeiros minutos.  E hoje vamos falar de um belo exemplo disso. Hinamatsuri é um anime de comédia, slice of life e sci-fi. É uma adaptação homônima do mangá do autor Masao Ohtake. Bom, chega de enrolação e vamos a resenha de Hinamatsuri, que é de certo um dos animes mais incríveis de 2018.

hinamatsuri - resenha 01hinamatsuri - resenha 02hinamatsuri - resenha 03

Hinamatsuri estreou na temporada de primavera /abril 2018. A trama começa quando Nitta, um membro da Yakuza está em seu apartamento e eis que surge uma menina em uma capsula (sim é isso mesmo). A  menina saí de lá, e logo nota-se que ela tem poderes sobrenaturais como telecinese. Nitta não entende como aquilo pode estar acontecendo, por parecer tão insano. E outra pergunta, por que essa menina apareceu no seu apartamento? Por que logo no dele? Então sabemos que o nome da menina é Hina, e por meio do acaso e das circunstâncias, Nitta acaba “adotando” a menina até tentar entender o que está acontecendo.

hinamatsuri - resenha 04hinamatsuri - resenha 05

O anime tem isso como ponto de partida e apesar de parecer até um pouco estranha no início, essa história acaba dando muito certo. Ao longo da trama e desse cotidiano, vão surgindo outros personagens tão ou mais insanos que deixam a trama ainda mais divertida. E esse é talvez um dos grandes pontos fortes de Hinamatsuri, pois o anime é extremamente divertido. As situações de comédia são muito bem elaboradas. Sejam por diálogos ou situações, o anime sabe o timing certo de entrar com uma boa piada. São diversas as cenas que podem te fazer chorar de rir. Mas Hinmatsuri não é uma simples comédia.

hinamatsuri - resenha 10hinamatsuri - resenha 08

Conforme as situações de comédia nos são apresentadas, vamos também nos deparando com alguns dramas e reflexões simplesmente incríveis. Antes dissemos que você poderia chorar de rir, e o choro por drama e emoção também pode acontecer facilmente. Então não estranhe essa mudança, pois é normal e ela é muito bem executada. Exemplo disso é quando surge a personagem Anzu, que vem atrás de Hina. A menina também possui poderes e por meio de alguns acontecimentos ela acaba ficando sem um lugar para morar. E assim ela é acolhida por moradores de rua. É extremamente lindo e tocante como o anime mostra esse lado da vida dos sem teto, e inevitavelmente nos fazendo refletir sobre nossas ações. Nos fazendo enxergar o verdadeiro valor das coisas.

hinamatsuri - resenha 06hinamatsuri - resenha 09

Outra boa personagem que aparece em Hinatsuri é a Hitomi. Ela é o que podemos chamar de coadjuvante de luxo, pois a menina rouba a cena com as suas caretas (sério, é impagável) nos fazendo rir com os absurdos em que ela se mete. Mas também é responsável por diversos momentos mais sérios, como o quanto damos valor demais ao trabalho e mal percebemos que não estamos fazendo mais nada da vida. E o mundo corporativo tem muito disso,  mostrando que se deixarmos, seremos sugados até a alma. Enquanto isso, Hina tenta se adequar ao mundo humano. Ela não tem noção ou sensibilidade da vida em sociedade. Então cabe a Nitta tentar fazer com que a sua “filha” consiga se adequar ao mundo. A interação entre os dois é muito bem trabalhada e rende ótimos momentos que alternam entre o drama e comédia.

hinamatsuri - resenha 11hinamatsuri - resenha 12

A animação de Hinamatsuri apesar de simples é muito bem feita. A trilha sonora e efeitos também ajudam bastante a dar aquele tempero nas cenas. Ainda mais em um anime que transita e alterna muito entre a comédia e o drama. Vale mencionar que tanto a opening quanto a ending são muito legais, e podem acabar gradando na sua cabeça. Os recursos visuais usados durante a obra são muito bem empregados, assim fazendo uma cena que em tese seria mais simplória ganhar mais impacto.

hinamatsuri - resenha 13

Hinamatsuri só não ganhou nota máxima por mero detalhe, já que em sua reta final acaba perdendo um pouco de fôlego, mas isso não é nada que vale se aprofundar. Pois não estraga em nada a experiência incrível que o anime proporciona. Hinamatsuri é um dos raros casos que contam com um equilíbrio perfeito entre comédia e drama. É um drama disfarçado de comédia. Ou seria o contrário? Bem, isso você vai ter que ver por conta própria para decidir. Mas uma coisa é certa: Hinamatsuri é um anime marcante e fica aqui nossa recomendação máxima. Não é todo dia que temos um anime que nos faz rir e chorar nas mesmas proporções e de maneira tão verdadeira.

Bem, vamos ficando por aqui e esperamos que tenham gostado da nossa postagem. E só para lembrar que Hinamasturi está disponível na plataforma da Crunchyroll. E também não se esqueça de ver o nosso guia de animes da nova temporada! Até mais pessoal, grande abraço e até a próxima aqui no Meta Galáxia.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Hinamatsuri
Nota do Autor
41star1star1star1stargray