Junji Ito Collection (Anime) – Resenha

junji-ito-collection-resenha-poster

Junji Ito Collection – Resenha do anime de 2018

Título Original: Ito Junji Collection/Itō Junji “Korekushon”/ 伊藤潤二『コレクション』
Ano: 2018
Estúdio: Deen| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom)

Junji Ito Collection é a antologia animada que adapta alguns dos contos do mestre do horror japonês Junji Ito, criador do aclamado mangá Uzumaki, publicado no Brasil pela editora Conrad. O anime baseia-se no mangá homônimo, publicado no nosso país com o nome Junji Ito: Fragmentos do Horror pela Darkside Books.

Sem uma trama corrente, a série traz dois diferentes contos a cada um de seus doze episódios, sem que estes tenham necessariamente alguma ligação. Tratam-se de estórias curtas que possuem seu arco fechado; uma amostra das dezenas de contos já publicados pelo autor.

junji-ito-collection-resenha-01

Como a maior parte das obras episódicas, Junji Ito Collection possui algumas ótimas estórias e outras nem tão memoráveis assim. Ito navega entre os mais diferentes temas, boa parte deles mexendo com o horror enraizado em alguns aspectos da cultura japonesa, como nos contos “Honored Ancestors” e “Bridge”.

Junji Ito Collection traz boas sacadas e, de modo geral, estórias que encontram o fator predominante do gênero de horror em qualquer parte do mundo: a curiosidade pelo mal, levando seus personagens a, fatalmente, se meterem onde não deviam.

junji-ito-collection-resenha-03

Embora muitos contos tenham finais previsíveis, a criatividade por trás de cada estória  – há contos sobre circo, lendas urbanas, dimensões paralelas e o que mais puder imaginar – é, sem dúvida, um dos principais pontos fortes, somado à sensação de mal estar e até mesmo de reflexão que algumas destas são capazes de proporcionar.

junji-ito-collection-resenha-04

A animação, embora pitoresca ao ponto de combinar com o clima da obra, deixa a desejar, passando a impressão de que foi pouco trabalhada, ou mesmo de que o estúdio não contou com orçamento suficiente para a produção. O mesmo não pode-se dizer da abertura – uma das mais legais e bem feitas desta temporada.

junji-ito-collection-resenha-02

Em linhas gerais, Junji Ito Collection é uma boa pedida para os amantes do gênero, fãs de antologias ou a quem procura um anime descompromissado para passar o tempo, além de conhecer um pouco sobre um dos autores mais aclamados de terror. O anime está disponível na Crunchyroll.

Confira outras resenhas de animes e mangás aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

Análise Crítica
Data
Título Original
Junji Ito Collection
Nota do Autor
31star1star1stargraygray