Kekkai Sensen & Beyond – Resenha

A nova temporada de Kekkai Sensen é tão divertida quanto a anterior.

kekkai sensen-beyond-poster

Ano: 2017
Título Original: Kekkai Sensen & Beyond /  Blood Blockade Battlefront & Beyond / 血界戦線 & BEYOND
Estúdio: Bones| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom)

A primeira temporada de Kekkai Sensen ( Blood Blockade Battlefront & Beyond) foi lançada em 2015 e ganhou muito fãs na ocasião. Era uma adaptação do mangá de mesmo nome do autor Yasuhiro Nightow, que já havia feito o excelente Trigun.  Agora na temporada de Outono/Outubro de 2017 o anime ganhou sua segunda temporada: Kekkai Sensen & Beyond.

kekkai sensen-beyond-6

O universo de Kekkai Sensen aborda Hellsalem’s Lot, uma cidade que fica isolada do restante do mundo por meio de uma redoma. Neste local, ocorreu um fenômeno anos atrás onde o mundo dos humanos e dos monstros se conectaram. Então nessa cidade, humanos e monstros dividem o mesmo espaço. Leonardo Watch, é um jovem que acabou indo parar sem querer nessa cidade. E pior que isso, acabou sendo recrutado pela Libra, uma organização secreta que existe para manter o equilíbrio entre os humanos  e monstros.

kekkai sensen-beyond-4.jpg

Na temporada anterior pode ser que muitas pessoas estranharam o ritmo de Kekkai Sensen. Isso se deve ao estilo narrativo do anime, que é quase todo de forma “episódica”. Ou seja, alguns episódios contavam estórias fechadas, sem desenvolver um arco. E isso dava liberdade para fazer algo bem descompromissado e arriscar em situações bem criativas explorando os personagens e suas habilidades. Mas ao final da primeira temporada, tivemos um arco dos irmão White/Black que fecha bem o anime.

kekkai sensen-beyond-3.jpg

Já em Kekkai Sensen & Beyond essa despretensão de contar um arco se estende pela temporada toda. E isso acaba sendo um ponto positivo e negativo ao mesmo. O ponto positivo aqui é que, como os episódios não precisam estar amarrados, a liberdade criativa é total. E assim temos episódios bem divertidos, principalmente os que abordam os personagens secundários da Libra, como Steven, Chain, K.K, Zapp, Klaus e etc. É bem legal ver um pouco mais desses personagens, assim acabamos nos afeiçoando mais à eles.

kekkai sensen-beyond-2.jpg

Já o ponto negativo, é que se você for querer algo mais estruturado, um arco amarre todas as pontas soltas e deixe tudo explicado, Kekkai Sensen não é essa obra. E de certa forma isso fez um pouco de falta nessa segunda temporada. Por mais que os episódios sejam divertidos, pelo menos no final deveria ter tido algo um pouco mais amarrado. E assim desse um direcionamento maior para a trama.

kekkai sensen-beyond-5.jpg

Agora, quanto a parte técnica, Kekkai Sensen é impecável. O character design é muito bom, assim como toda a ambientação, fluidez na animação. Mas o principal atrativo é a trilha sonora, sempre presente e com muita qualidade. E com isso os episódios ganham todo um charme especial. Mais uma vez um excelente trabalho do estúdio Bones.

kekkai sensen-beyond-8kekkai sensen-beyond-9

Kekkai Sensen & Beyond é uma boa continuação, que explora mais os personagens secundários mas não desenvolve uma trama de fundo. Como dito anteriormente, isso pode ser tanto um ponto positivo (para quem quiser curtir algo mais descompromissado) ou negativo (para quem quiser algo mais elaborado). Fato é que independente disto, Kekkai Sensen é uma obra pra lá de criativa (e as vezes bem nonsense), e que faz um ótimo uso dos recursos visuais para ditar as suas aventuras. Vale a conferida.

Todos os episódios de Kekkai Sensen (1ª e 2ª temporada) estão disponíveis na Crunchyroll.

E o mangá de é publicado aqui no Brasil pela Editora JBC.

assinatura_andre.jpg