Kujira no Kora wa Sajou ni Utau – Episódios 03 e 04 – Resenha

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau – Episódios 03 e 04 – Resenha

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03-3

É muito bom quando acompanhamos um anime como Kujira no Kora wa Sajou ni Utau. Os episódios 03 e 04 foram ótimos e bem empolgantes. Dito isso, vamos falar um pouco sobre eles. (Contém spoilers, se você ainda não viu, corre lá e depois volte aqui).

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03-6

Como havia sido mostrado nos episódios 01 e 02, o mundo no qual Chakuro (o nosso protagonista) vive é rodeado por um grande oceano de areia. Após o contato com Likos, todo o status quo de vida fora da ilha/navio da Baleia de Lama muda. Como é o mundo lá fora? Existem outras pessoas? Quais conhecimentos, tecnologias e histórias o mundo externo pode reservar? E a possível resposta disso, vem da pior forma possível.

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03-1Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03

No final do episódio 02 já tínhamos alguma ideia do que poderia vir a acontecer. No episódio 03 de Kujira no Kora wa Sajou ni Utau, começa um verdadeiro massacre na Baleia de Lama. Uma invasão de soldados armados toma o local, e usando as habilidades (thymia) vão dando cabo de todos que encontram pela frente, sendo qualquer um sem exceção. Homens, mulheres, crianças, todos vão sendo massacrados pelos soldados. São cenas fortes e impactantes que simplesmente destoam totalmente do modo de vida totalmente pacífico da Ilha. Os habitantes não sabem para onde correr e muito menos o porquê  de estarem sendo atacados.

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03-2Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03-5

Não é um ataque com a finalidade de tomada de poder ou conquista. É realmente um extermínio. E ver alguns dos personagens (até o momento centrais) caindo,  causa um tremendo impacto no espectador. Um povo tranquilo e pacifista não sabe lidar com aquela situação. Chakuro se vê perdido em meio ao massacre. Ouni , o nosso “anti-herói” consegue confrontar os solados, a medida que vê seus amigos morrerem diante de seus olhos.  E o ataque cessa momentaneamente quando o exército observa que Likos está na Ilha. Assim percebemos que o responsável pelo ataque é o irmão dela, o comandante Okura.

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-03-4

O saldo do ataque é simplesmente devastador. Vemos todo esse reflexo. Os habitantes, acostumados a reprimir seus sentimentos não aguentam e se debulham em lágrimas. Uma cena do funeral é muito bonita e cheia de emoção. E as sequelas disso além das mortes do ataque, temos uma decisão totalmente radical do Conselho dos Anciões, que decide afundar a Baleia de Lama no oceano de areia.

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-04-4

No episódio 04 o conselho diz que o exército irá voltar e da próxima vez terminará o trabalho, já que os habitantes da ilha são “pecadores”. É revelado que eles foram expulsos de um outro lugar e depois se refugiaram na Baleia de lama, por terem cometido algum pecado (não sabe-se qual) no passado. E agora é hora de pagar por eles.

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-04-1Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-04-2

Vemos que eles simplesmente aceitam a decisão e que não irão lutar contra esse “destino” imposto à eles. Chakuro fica sabendo dessa decisão e por um breve momento, consegue acessar o coração/alma de diversos personagens. A cena é lindíssima principalmente na parte com Sami, onde ambos se declaram e de despedem. Quando  volta a realidade, Chakuro sabe que tem que impedir isso a todo custo e começa a formar um grupo para impedir que a Baleia de Lama afunde. Mas fica a questão: vale a pena salvar a ilha, já que o mundo lá fora é cercado por assassinos? Qual será o preço disso?

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-04Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-04-3

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau  é uma obra que está indo no caminho certo. Os episódios até aqui demonstraram um equilíbrio incrível em desenvolver a narrativa, mostrar cenas de ação, impactar e refletir sobre o modo de vida. É de certo que muitas emoções e reflexões estão por vir nos próximos episódios, nesse anime tão bonito e poético.

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau-episodio-04-5

Ansiosos pelo próximos episódios? Nós também. Fique ligado aqui no Meta Galáxia.

Aproveitando, já viram nosso TOP 10 Novos animes da temporada de Outubro?

Até  a próxima!

assinatura_andre