Megalo Box (2018) – Resenha

Megalo Box chegou surpreendendo a grande maioria,  mostrando a luta dentro e (principalmente) fora dos ringues. Um dos melhores animes de 2018.

megalo box poster resenha

Exibição Original: 06 de Abril de 2018 à 29 de Junho de 2018
Título Original:  メガロボクス
Estúdio: TMS Entertainment| Nº de Episódios: 13
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Megalo Box nasceu em virtude da comemoração dos 50 anos de Ashita no Joe, um dos maiores clássicos do shounen/boxe. Quando foi anunciado, a expectativa não era assim tão alta, pois ficava aquela sensação de ser um Ashita no Joe modernizado. Mas para a nossa felicidade, Megalo Box não é apenas uma simples homenagem, mas um anime que tem a sua própria vida e identidade. Teve sua estreia na temporada da primeira 2018.

megalo box resenha

Em um futuro não muito distante, o mundo parece que passou por uma grande crise, resultando grandes desertos e lugares desolados. Mas em contra partida, podemos ver o mundo com alta tecnologia e prédios luxuosos no centro, e na sombra deles temos o lado pobre e devastado(Não muito diferente do que temos hoje). A trama parte quando conhecemos o protagonista Junk Dog (um codinome, pois ele não tem um nome) um lutador de boxe do submundo, que participa de lutas arranjadas com seu treinador Nanbu. Nesse futuro existe o Megalo Box, que é o boxe usando exoesqueletos chamados de Gears. Em breve vai ocorrer um torneio chamado Megalonia, o maior campeonato do gênero. Teriam eles alguma chance de participar de um evento como esse e assim mudarem suas vidas?

megalo box resenha-1

Após uma de suas lutas, JD acaba conhecendo Yuri, o renomado e atual campeão do Megalonia. Desse encontro já nasce uma rivalidade natural e intensa entre eles. JD acaba pondo isso como meta, lutar e derrotar Yuri. Mas pra isso ele tem que chegar ao Megalonia. Mas fica a questão, existe lugar em um torneio tão luxuoso e importante assim para um vira-lata como JD? E lembrando que Yuri tem um papel muito importante durante o anime, principalmente na reta final.

megalo box resenha-5megalo box resenha-3

Megalo Box é muito mais do que um anime de boxe. Tenha isso em mente, pois vai fazer toda a diferença. Quando vemos o trailer e a sinopse, inevitavelmente vamos montando mais ou menos uma ideia de como o anime vai ser e os rumos que as coisas vão seguir. Em um anime de boxe com Gears, a primeira coisa que pode vir é que veremos diversas técnicas de luta, e vários Gears com habilidades diferentes com lutas simplesmente espetaculares e insanas. Pois bem, o anime tem lutas bacanas? Tem sim, mas nem de longe é a coisa principal. O cerne de Megalo Box está na luta fora do ringue.

megalo box resenha-2

O mundo desigual de Megalo Box nos é apresentado de uma maneira muita clara e simples e logo ficamos situados das diferenças sociais existentes ali. Não foi necessário fazer uma grande introdução ou remeter a diversos flahsbacks. A obra trabalha isso muito bem, sem enrolar já nos diz a que veio. Mediante a toda essa desigualde, JD precisa de uma identidade para tentar entrar no Megalonia, e por meios ilegais ele acaba conseguindo um RG e ele pode escolher um nome. E ele escolhe Joe. Um nome comum, para alguém que tem a chance de recomeçar.

megalo box resenha-6

O passado dele não é muito explorado, mas durante o decorrer da trama, só de vermos ele hoje, podemos rascunhar mais ou menos o que esse cara pode ter passado para chegar ali. Joe é uma pessoa comum, que luta diariamente pela vida. Ou seja, “Joe” representa todas as pessoas comuns. Disso o espectador de Megalo Box não tem dúvidas. Ele luta para sobreviver, mas qual é o sonho de alguém como ele? Mas o que ele realmente busca na vida? São essas as questões que tornam o anime tão bom.

megalo box resenha-7

Durante a trajetória de Joe vamos percebendo que as pessoas que vão aparecendo no seu caminho, sendo eles amigos ou adversários, acabam por acrescentar algo à sua vida. E consequentemente as deles também. É fácil simpatizarmos com o Sr Nanbu e Sachio, que junto com Joe acabam formando o “Time Sem Endereço”. Aqui é mais um exemplo para mostrar a desigualdade social. Eles mal tem um lugar para treinar, sempre vivendo no limite, enquanto outros se fartam. Mas com uma ascensão de Joe, que subverte tudo aquilo que havíamos criado de expectativa (milhares de técnicas, Gears), já que ele acaba se tornando um lutador que abdica desses equipamentos. E isso serve mais uma vez como afirmação de que ele está ali, que existe alguém que está buscando seu sonho. E não apenas se escondendo atrás de uma máquina.

megalo box resenha-8megalo box resenha-10

A sociedade te reações diversas com esses atos de Joe. Alguns veem nele uma nova esperança, alguém que saiu do nada, dos escombros para começar a subir os degraus até o topo. Outros já olham torto, pois investiram milhões nos lutadores, Gears, mídia. Joe não está apenas enfrentando os lutadores no ringue. Ele enfrenta toda uma situação, uma correnteza que só o puxa para baixo mas ele se mantém firme com suas convicções. E esse sem dúvidas é um dos grandes atrativos de Megalo Box, mostrar todo esse contexto do mundo e como sobreviver a ele.

megalo box resenha-4

Quanto a parte técnica, o anime também é muito bom. Ele tem um visual um pouco “retrô” que remete aos anos 80/90 que é muito legal. Dá uma sensação de nostalgia, apesar do anime ser de 2018. A trilha sonora é animal. Tem um som pesado quando precisa ter e um mais sereno nos momentos de maior calmaria.  Em relação a parte técnica talvez a única e pequena ressalva seja quanto as lutas. Algumas cenas nota-se que a animação não é tão fluída e isso as vezes causa uma falta de impacto nos golpes, o que pode tirar um pouco da emoção e clímax das lutas. Mas em compensação a parte dramática o anime dá um show. Sabendo dosar muito bem os momentos de diálogo, reflexão e desenvolvimento dos personagens.

megalo box resenha-9

Megalo Box é sem dúvida um dos melhores animes de 2018. Chegou como quem não queria nada e surpreendeu muitas gente. O anime pode decepcionar quem procura um novo “Hajime no Ippo” ou algo parecido. Ele tem outro foco. Ao final (diga-se de passagem que é um final no minimo corajoso) de Megalo Box, podemos notar o quão importante é lutar por aquilo que se acredita. E melhor ainda, saber quem você realmente é. Afinal, todos buscamos o nosso lugar no mundo.

O anime nos mostra que quando dois seres humanos estão no ringue, dependendo apenas de si mesmos, há por um breve instante a igualdade. As diferença sociais somem. Há apenas dois seres humanos lutando por aquilo que acreditam do fundo de suas almas. Independente de quem ganhe, ambos sorriem, pois era isso que procuravam o tempo todo. Ambos já ganharam. O resultado não é relevante, quando já se ganhou algo que as palavras não podem expressar. Mas um sorriso sim.

E aí, o que acharam de Megalo Box? Esse anime vai deixar saudades. E só para lembrar todos os episódios estão disponíveis na Crunchyroll. Para mais matérias de anime/mangá fique ligado aqui no Meta Galáxia. E não deixem de conferir o nosso guia de animes de julho /verão 2018. Até a próxima e forte abraço.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Megalo Box
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário