Net-Juu no Susume (Crunchyroll) – Resenha

 

Net-Juu no Susume é um ótimo romance sobre o mundo virtual e real.

Net-Juu no Susume poster

Ano: 2017
Título Original: Net-Juu no Susume  / Recovery of an MMO Junkie / ネト充のススメ
Estúdio: Signal. MD| Nº de Episódios: 10 + 1 OVA
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Os jogos MMO’s (Massive Multiplayer Online) são muito populares hoje em dia, e isso é um fato. um grande exemplo disso é o famoso League of Legends ou popularmente conhecido como LOL. Em Net-Juu no Susume somos apresentados a nossa protagonista, Morioka Moriko, uma mulher na casa dos 30 anos que está passando por algumas dificuldades. Ela não se adapta  tão bem ao mundo corporativo, tem dificuldades em se relacionar com as pessoas. E logo acaba saindo do emprego. Em casa em sem nada para fazer, Morioka acaba redescobrindo uma paixão antiga, os MMO’s.

Net-Juu no Susume morioka

Anos antes, ela era uma jogadora recorrente. E ao entrar de novo no mundo virtual, sua vida muda drasticamente. Porque quando ela retorna ao jogo, além do das missões em si, sempre acabam acontecendo interações entre os personagens. Criamos nosso avatar dentro do game e começamos a explorar o jogo, em missões e tudo mais. E nisso sempre acabamos interagindo com outros personagens. Morioka acaba criando um personagem masculino chamado Hayashi para jogar.

Net-Juu no Susume Hayashi Lily.jpg

Com esse personagem, ela acaba caindo em uma guilda e assim conhece Lily, uma personagem feminina com quem cria uma grande afinidade dentro do MMO. Morioka então acaba passando bastante tempo em frente ao computador neste jogo, o Fruits de Mer. Ela costuma sair de casa apenas para ir na loja de conveniência para comprar algo para comer e renovar os créditos do jogo. Um dia nessas idas a loja, ela esbarra em Sakurai Yuuta, um homem na casa dos vinte e poucos anos. E a premissa principal do anime parte daqui: ver o “confronto” entre o mundo real e virtual. E já dá pra adiantar que Net-Juu no Susume  faz isso muito bem.

Net-Juu no Susume sakurai morioka.jpg

É bem interessante como a narrativa consegue mostrar esse conflito. Morioka é uma pessoa que tem muitas dificuldades em lidar com o mundo real, tanto que saiu do emprego por isso. Ela sabe muito bem disso. Ela encontra refugio no jogo, e no mundo virtual suas dificuldades de conversar e interagir simplesmente somem. Como se ela realmente fosse outra pessoa. E se pensarmos isso se aplica não apenas aos jogos, mas em redes sociais como um todo também. O mundo virtual permite essa facilidade de interação.

Net-Juu no Susume morioka moriko.jpg

Morioka acaba entrando em parafusos, quando começa a notar que está se importando demais com a relação entre seu personagem virtual e Lily. Os assuntos já transpassam o de jogo, virando algo mais intimo, pois criou-se um laço entre eles. Em contrapartida, ela tem que lidar com a sua timidez e também com outros sentimentos.  O dilema entre o mundo real e virtual é bem trabalhado, assim expondo ao espectador os dois lados da moeda e como isso pode ser bom e também difícil de lidar.

Net-Juu no Susume lily hayashi.jpg

A animação é bem simples, mas bem competente. a trilha sonora é bem legal. E apesar do número reduzido de personagens principais, os mesmos não decepcionam.  Eles são bem carismáticos e logo nos apegamos e torcemos por eles. E vale falar também da opening e ending que são bem bacanas e grudam na cabeça.

Net-Juu no Susume morioka e sakurai.jpg

Net-Juu no Susume é um anime de romance /drama com um bom humor. Fala de algumas questões bem importantes sem ser chato e maçante. Nos faz pensar em como as vezes o mundo real x virtual são tão diferentes, mas por vezes tão parecidos. É um anime gostoso de assistir que com certeza diverte o espectador. Se você estiver procurando um anime curto e fechado com essa proposta, Net-Juu no Susume é uma ótima pedida. Recomendadíssimo. Afinal, quem nunca teve um amor virtual?  

Todos os episódios estão disponíveis na Crunchyroll.

Para mais matérias sobre animes e mangás, acompanhe aqui!

assinatura_andre