Planet With (Anime) – Resenha

Planet With é um anime que foge um pouco do convencional e traz discussões interessantíssimas.

Planet With Anime Resenha Poster

Exibição Original: 08 de Julho de 2018 à 23 de Setembro de 2018
Título Original:プラネット・ウィズ / Planet With
Estúdio: J.C.Staff| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Planet With é um anime original (não é uma adaptação de mangá ou Light Novel) e quem encabeça a obra é o mangaká, Satoshi Mizukami. Ele é conhecido por outras obras como, Lúcifer e O martelo (Hoshi no Samidare) que foi publicado no Brasil pela JBC e Spirit Circle, material inédito por aqui. O anime teve sua estreia na temporada de Julho / Verão de 2018.

Planet With Anime Resenha 03Planet With Anime Resenha 05

A premissa do anime parte quando conhecemos Soya Kuroi, um adolescente aparentemente normal, que vive sua vida e rotina de maneira tranquila, apesar de não ter a parte das suas memórias. Certo dia a Terra é invadida por aliens /criaturas / entidades (mais ou menos por aí) e Soya acaba sendo envolvido no conflito. Porém, além disso, ele acaba entrando em confronto com os heróis da terra, os Sete Guerreiros da Luz. (Estes humanos tem poderes psíquicos e assim conseguem voar e fazer uma espécie de armadura, que no fim das contas se assemelha a um robô / mecha). Souya mesmo não sabe muito bem como ou porque disso,  mas ele sente que tem que derrotar esses heróis. E daí começa a grande “loucura” de Planet With.

Planet With Anime Resenha 01Planet With Anime Resenha 02

Uma coisa bem legal da obra é o quanto ela não liga (ou se preocupa) com os elementos fantasiosos e caricatos que ele vai inserindo durante a trama. Em Planet With você pode ver de tudo um pouco: seres interplanetários, ancestrais, aliens e etc. A criatividade e desgin destes seres são muito malucos e ao mesmo tempo geniais, principalmente dos ditos Aliens que invadem a terra. As aparições deles lembram um pouco com as dos Anjos em Neon Genesis Evangelion. (Calma, calma, calma! Não é uma comparação, longe disso. Apenas uma referência). Mas em suma, o visual e conceitos dos personagens são muito legais.

Mas o outro lado dessa moeda não entrega algo bom, que é o uso da CGI. E isso pode de fato afastar alguns espectadores. O uso do CGI dentro de Planet With não foi bem executado e é realmente é muito difícil defender o anime nesse ponto, pois é algo que incomoda bastante. Porém, se você relevar esse detalhe técnico e optar por dar uma chance a obra, vai ser bem recompensado.

Planet With Anime Resenha 04Planet With Anime Resenha 06

A trama de Planet With é riquíssima. E você percebe isso logo na primeira metade do anime, mesmo com poucos episódios. Pode não parecer à primeira vista, mas a história de Planet With tem algumas camadas que estão talvez meio escondidas nas batalhas e diálogos. Apesar do visual caricato, existem diversos assuntos que são discutidos de maneira muito coesa. Por exemplo: a questão da evolução humana. Mas não só no aspecto de evolução no sentido de ficção científica, mas sim do conceito e da humanidade atingir um novo patamar como seres vivos.

Durante a trama somos apresentados a Nebula, uma organização que viaja pelo espaço a fim de deixar tudo em ordem com o universo. Dentro dela temos duas facções: a pacifista e a lacradora. A primeira prega a evolução do ser vivo pelo amor e confiança. A outra diz que o potencial deve ser contido / lacrado para que a ordem seja mantida, do contrário pode vir a ser uma ameaça.

Planet With Anime Resenha 08Planet With Anime Resenha 07

E ao longos dos arcos, essa discussão vai ganhando mais forma e servindo como pano de fundo para o desenvolvimento e apresentação dos personagens. O quebra cabeça aos poucos acerca de Soya vai sendo solucionado e os demais personagens que o cercam também vão ganhando nuances bem interessantes. Planet With cria conflitos bem inteligentes quanto ao que se fazer com as motivações e potenciais de seus personagens. Quando temos um potencial, ele dever ser desenvolvido e acompanhado? Ou devemos cessar / cortar antes que se torne algo incontrolável?

Planet With Anime Resenha 10Planet With Anime Resenha 09

As cenas de ação são legais e bem criativas com os golpes e poderes desenvolvidos pelos personagens. Elas só não são melhores por conta do CGI, que infelizmente como dissemos antes, acaba prejudicando um pouco as cenas, tirando um pouco do impacto. De resto as músicas e estéticas do anime são bem legais, apesar de não serem nada épicas.

Planet With Anime Resenha 12Planet With Anime Resenha 11

Em suma, Planet With acaba surpreendendo e recompensando a quem sobreviver ao primeiro impacto (olha EVA de novo rs) do CGI. O conteúdo da trama, seus dilemas e personagens acabam por compensar a falha na parte técnica. É um anime que foge um pouquinho da curva em relação a maioria das obras do gênero. Traz discussões bem interessantes à tona e faz refletir sobre a maneira do ser humano agir diante do processo de evolução e amadurecimento. E talvez nos apresente uma “solução” ou pelo menos uma direção que nos faz pensar que essa pode ser uma escolha que faria o mundo melhor. Ou melhor, o universo melhor.

Planet With sem dúvidas foi o anime que mais me surpreendeu em 2018. Claro que houveram outras gratas surpresas, mas aqui o visual quase me fez desistir e dropar o anime. Mas deu pra notar que ele tinha uma história para contar e temas a discutir. E o resultado realmente foi muito compensador e satisfatório. Bom, agora vou ficando por aqui e vou dar mais uma dica, ou melhor 15 dicas / recomendações de animes da temporada de Outubro (Outono) de 2018. Dá uma conferida lá porque a temporada vai ser bem interessante. Até a próxima e forte abraço! Fui!

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Planet With (Anime)
Nota do Autor
41star1star1star1stargray