Resenha – Made in Abyss (2017)

made-in-abyss-poster

Ano: 2017
Título Original / Alternativo:  Made in Abyss / メイドインアビス
Estúdio: Kinema Citrus| Nº de Episódios: 13
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Logo que saíram os primeiros vídeos promocionais, Made in Abyss já chamava a atenção. Isso era devido a sua bela animação e um character design bem legal, além de uma premissa aparentemente simples. E o melhor disso tudo, é que as expectativas criadas em cima disto foram não apenas alcançadas, mas sim superadas.

made-in-abyss-anime.jpg
Cenários incríveis aguardam esta dupla.

Em Made in Abyss temos a cidade de Orth que conta com uma pequena particularidade, a cidade foi construída em volta de um grande abismo. Em Orth existem exploradores que são classificados pela cor dos apitos de acordo com os seus níveis. Eles tem como objetivo desbravar o abismo, em busca de tesouros, relíquias, e conhecimento. Dentre estes exploradores, temos a nossa protagonista, Riko. Ela é uma criança que mora em um orfanato, pois a sua mãe Lyza desapareceu em uma exploração ao abismo. Lyza é uma das mais renomadas exploradas e cultuada quase como uma lenda. Riko põe para si mesma que deve encontrar sua mãe, já que ela acredita que Lyza esta viva em algum lugar no abismo.

made-in-abyss-anime-review.jpg
As crianças do orfanato.

Em uma de suas explorações, ela acaba encontrando um menino robô, chamado Reg. O garoto não está sem memória alguma e mal sabe explicar a sua origem, no entanto a única coisa que se sabe é que ele veio do abismo. Logo o caminho dos dois acaba se unindo, e Riko e Reg tem que partir para o abismo, para que ambos possam encontrar as suas respostas. E claro, nesta jornada ambos irão conhecer coisas das quais não imaginavam.

made-in-abyss-riko-reg.jpg
Riko e Reg.

Definitivamente, Made in Abyss é um daqueles animes de encher os olhos. O seu visual é fantástico, toda a animação dos personagens, os cenários, os monstros tudo é muito bonito e bem feito. A trilha sonora também não fica por menos, sempre entrando na hora certa e no tom certo, principalmente nas partes de maior drama. Ou seja, um belo trabalho do estúdio Kinema Citrus. Aliada a toda essa bela estrutura, temos um roteiro sensacional.

made-in-abyss-anime-reg.jpg
Reg demonstrando um pouco das suas habilidades.

A busca pela mãe Riko, ou a origem de Reg, são apenas pontos de partida para algo muito maior. O anime conduz e desenvolve estes personagens aos poucos, criando laços entre eles na medida que vão desbravando e descendo o abismo. O local reserva diversos e infinitos segredos, coisas que jamais foram catalogadas por outros exploradores, ou simplesmente algo tão fantástico que era difícil acreditar e que soavam como contos de fada. Made in Abyss consegue através desses personagens nos mostrar e fazer um paralelo em relação a humanidade, como por exemplo a ciência que sempre estamos buscando aprimorar o conhecimento, em busca de novas descobertas, sejam elas um tesouro ou apenas uma conquista de território.

made-in-abyss-nanachi-mitty.jpg
Mitty e Nanachi, o coração não aguenta..

E como em todo o processo de busca pelo desconhecido, os resultados podem ser bons ou ruins. Podem ser aquilo que esperávamos, que atendam as nossas expectativas ou simplesmente o contrário disso. Tendo dito isto em , digamos que Made in Abyss consegue trabalhar isso de uma maneira muito peculiar. É um anime que mostra a todo o momento a descoberta de algo novo, e alguma destas coisas são fantásticas que beiram um sonho, já outros um verdadeiro pesadelo. Na reta final da temporada, acontecem alguns fatos que são extremamente tensos e pesados. Então já fica o aviso que os olhos podem acabar suando em algum momento.

made-in-abyss-anime-final.jpg
Ansioso pelos próximos passos desse trio.

Em resumo, Made in Abyss é um dos melhores animes de 2017 e deve figurar com mérito em várias listas, pois sua avaliação ultimamente só anda subindo. É aparentemente um anime com um visual “fofo”, mas esconde muita coisa por debaixo disto, assuntos sérios e que contam com diversos momentos de reflexão. Se você está em busca de uma grande aventura, cheia de emoção e com personagens carismáticos, esse é o anime para você. Recomendação máxima.

Outras matérias de animes/mangás você encontra aqui no Meta Galáxia. Então amigos, até a próxima.

assinatura_andre