Shoujo Shuumatsu Ryokou – Resenha

Shoujo Shuumatsu Ryokou é um anime que encanta pela simplicidade.

shoujo-shuumatsu-ryokou-girls-last-tour-poster

Ano: 2017
Título Original: Shoujo Shuumatsu Ryokou / Girls’ Last Tour / 少女終末旅行
Estúdio: White Fox| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Quando começou a temporada de outono 2017, tiveram vários títulos badaladíssimos entrando no ar. E a quantidade de animes que são lançados na temporada é enorme. Então muitos desses acabam passando desapercebidos. Provavelmente Shoujo Shuumatsu Ryokou (Girl’s Last Tour) pode ter sido um desses. Mas sem sombra de dúvidas, não deveria. Muito pelo contrário, o anime é ótimo.

Shoujo Shuumatsu Ryokou 1

A trama de Shoujo Shuumatsu Ryokou acompanha duas amigas, Chito e Yuuri. As duas estão vagando sozinhas em um veículo que se assemelha a um motociclo/tanque de guerra.  Elas andam sem destino em um mundo que é bem diferente do que conhecemos. Um mundo que talvez já deixou de ser mundo. Devastado e desolado, os lugares não tem muito a oferecer além de destroços. O anime narra a jornada das duas amigas em busca de um amanhã, onde o que eles tem é a companhia uma da outra.

Shoujo Shuumatsu Ryokou 2.jpg

O visual de Shoujo Shuumatsu Ryokou pode dar a entender que ele é mais voltado para um público mais infantil. Mas não se engane. Apesar do traço meio chibi, o anime é bem reflexivo. Durante a jornada das amigas, vamos acompanhando junto delas as descobertas que elas fazem sobre o mundo em que vivem. Tecnologias que conhecemos hoje não existem mais. Até mesmo a nossa escrita, livros e outras mídias se perderam no tempo. O tempo todo ficamos pensando qual foi a causa do mundo ter ficado daquela maneira tão triste e sem vida.

Shoujo Shuumatsu Ryokou 6.jpg

Aos poucos, as duas vão encontrando vestígios do antigo mundo e assim tentando fazer um paralelo com o mundo atual. E é nesse ponto que Shoujo Shuumatsu Ryokou mostra todo o seu potencial. Ao fazer essas comparações ou melhor questionamentos, fica impossível não pensar na vida. As coisas mais simples, que mal damos importância, ganham tanto significado para as duas amigas que se encantam com as descobertas.

Shoujo Shuumatsu Ryokou 3

A animação é simples, mas muito bonita. Ela casa perfeitamente com a proposta do anime. O ritmo do anime é bem lento (que fique claro que isso não é um defeito) e não espere por plot twists, vilões, planos de dominação do mundo. Shoujo Shuumatsu Ryokou é uma obra reflexiva que nos mostra um futuro um tanto triste. E a trilha sonora também ajuda a completar o pacote. Entrando sempre na hora certa e dando mais emoção as cenas.

Shoujo Shuumatsu Ryokou 4

Em suma, Shoujo Shuumatsu Ryokou é um anime que foge um pouco da curva dos blockbusters. Com uma produção muito boa, e duas ótimas protagonistas a obra consegue encantar e divertir, sobrando ainda um belo espaço para reflexão. Ao acompanharmos Chito e Yuuri, temos talvez a visão de um dos últimos momentos da vida na terra pelo ponto de vista dessas duas garotas.  Imperdível.

assinatura_andre