Sora yori mo Tooi Basho (A Place Further Than The Universe) – Resenha

Sora yori mo Tooi Basho é uma pequena obra-prima. Uma jornada incrível de autoconhecimento.

Sora-yori-mo-Tooi-Basho

Ano de exibição: 02 de Janeiro de 2018 à 27 de Março 2018
Título Original: Sora yori mo Tooi Basho  / A Place Further Than The Universe /  宇宙よりも遠い場所
Estúdio: Madhouse| Nº de Episódios: 13
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Sora yori mo Tooi Basho (A Place Further Than The Universe) foi um anime de 13 episódios que teve a sua estreia na temporada de janeiro/inverno 2018. É uma obra original feita pelo excelente estúdio Madhouse. E já dá pra adiantar que este foi um dos melhores animes da temporada. E dá pra arriscar até que pode figurar como um dos melhores do ano.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-mariSora yori mo Tooi Basho-resenha-hinataSora yori mo Tooi Basho-resenha-yuzukiSora yori mo Tooi Basho-resenha-shirase

A premissa de Sora yori mo Tooi Basho parte da protagonista Mari. Uma adolescente que sente que não está aproveitando a sua juventude como deveria. Se sente deslocada como se estivesse faltando algo. Ela não sabe o que, mas algo está faltando. Sente em sua essência que ainda não deixou sua marca no mundo. Que lhe falta histórias para contar.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-2.jpg

Na escola ela acaba conhecendo Shirase. Uma menina com a mesma idade de Mari, que tem um sonho/objetivo um tanto peculiar: ir até a Antártida. Mesmo tendo tudo contra si, a menina tem uma determinação de ferro. Isso inspira Mari, que até então, nunca teve um sonho. E com isso ela decide acompanhar Shirase em seu objetivo. Posteriormente, entram mais duas personagens para o time: Hinata e Yuzuki, que por seus próprios motivos acabam se juntando a jornada. Assim formando o quarteto que nos guiará nessa jornada.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-3.jpg

Ao escutar que um grupo de garotas quer ir para a Antártida, pode soar bem estranho. Tipo, como assim? Isso não é normal. E realmente, isso não é algo que vemos todo dia. Mas apesar de uma premissa não tão “chamativa”, Sora yori mo Tooi Basho funciona bem demais. Não é um mero anime com um grupo de garotas viajando e brincando. É algo bem maior que isso.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-4.jpg
Durante a jornada da ida até a Antártida, todas as personagens principais (e alguns secundários) passam por um processo de transformação muito interessante. Mari finalmente encontra algo épico que ela poderá contar as gerações futuras. Hinata volta a confiar nas pessoas. Yuzuki que até então não sabia o que era amizade de verdade, acaba criando laços verdadeiros com o grupo. Mas sem dúvida a personagem que rouba a cena é a Shirase. Ela é o norte de todo o anime.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-1.jpg

Por meio do ponto de vista dela, temos os melhores momentos da obra. Sua motivação de ir a Antártida por conta de sua mãe desaparecida, e resolver assuntos inacabados do seu passado são os panos de fundo para cenas simplesmente emocionantes. Em Sora yori mo Tooi Basho o que não falta são cenas emocionantes. Mesmo que algumas possam soar um pouquinho “forçadas”. Mas elas realmente funcionam, e podem arrancar algumas lágrimas facilmente.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-5.jpg

O interessante em Sora yori mo Tooi Basho é que realmente ele funciona muito bem como uma jornada. E vamos notando aos poucos como os acontecimentos vão transformando todos os envolvidos nessa viagem. E a trajetória (o passo a passo) até a Antártida é bem legal também. E por incrível que pareça, você acaba ficando com vontade de conhecer o lugar também. Mesmo que isso nunca tenha passado pela sua cabeça.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-6.jpg
A animação da Madhouse não decepciona. Está lindíssima, em alto nível. A produção capricha nos detalhes. A trilha sonora é muito boa e sabe dosar bem os momentos de diversão e emoção. Sora yori mo Tooi Basho tem algumas inserts songs muito bonitas que ajudam a derrubar as lágrimas e coroar as cenas de pura emoção.

Sora yori mo Tooi Basho-resenha-7Sora yori mo Tooi Basho-resenha-8

Em suma, Sora yori mo Tooi Basho é um anime que você precisa ver. Ele é uma grande aventura, que conta com vários momentos divertidos e outros bem emocionantes. Um verdadeiro processo de autoconhecimento. Refletimos sobre nossas vidas, amizades, sonhos e objetivos. E nos questionamos: Será que nós já fizemos a “nossa viagem para a Antártida “?

Sora yori mo Tooi Basho está no catálogo na Crunchyroll! Vale a pena demais.

Está acompanhando a nova temporada de animes de abril/primavera 2018? Confira o nosso guia!

Até a próxima!

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Sora yori mo Tooi Basho (A Place Further Than The Universe)
Nota do Autor
51star1star1star1star1star