Youkoso Jitsuryoku (Classroom of the Elite) – Resenha

youkoso-jitsuryoku-poster

Ano: 2017
Título Original / Alternativo:  Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e / Classroom of the Elite/ Welcome to the Classroom of the Elite / ようこそ実力至上主義の教室へ
Estúdio: Lerche| Nº de Episódios: 12
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Youkoso Jitsuryoku (Classroom of the Elite) é um daqueles animes que podem te surpreender bastante caso você nunca tenha escutado falar dele. O anime estreou na temporada de julho 2017 sendo uma adaptação da Light Novel de autoria de Shunsaku Tomose  (Arte), Shougo Kinugasa (roteiro). Na trama temos a escola Koudo Ikusei, que é uma grande instituição financiada pelo governo, onde os melhores alunos são selecionados após rígidas provas e critérios. Uma vez na escola, os alunos são divididos em níveis (classificados por letras de A à D) e assim compõem 4 turmas com estas respectivas letras. A escola conta com vários complexos, assim ficando parecida como uma cidade á parte, onde os alunos ficam alojados o tempo todo.

youkoso jitsuryoku-classroom-of-the-elite-ayanakoji.jpg
O “despreocupado” Ayanakoji-kun.

A metodologia da escola funciona por meio de pontuações, e a classe que ao fim do período obtiver a maior pontuação, ganhará as melhores oportunidades de emprego/vida que a escola junto com o governo tem a oferecer. As pontuações não se restringem apenas as provas e notas escolares, mas os alunos são avaliados o tempo todo. Toda atitude é passível de avaliação. Na turma D (que é a pior da escola) os alunos aspiram chegar ao topo (classe A). E esta pontuação também serve para o cotidiano dos alunos, pois é através deles que eles podem adquirir comida, roupas e etc. Youkoso Jitsuryoku é bem interessante neste sentido, mostrando como os alunos encaram esta responsabilidade.

classroom-of-the-elite-youkoso jitsuryoku-horikita
Horikita e Ayanakoji. Muito interessante a relação dos dois durante a trama.

Nesta classe D temos o nosso protagonistas, Kiyokata Ayanokouji (guardem este nome) e Suzune Horikita. Ayanakoji tem um semblante despreocupado e aparentemente não liga muito para as coisas ao seu redor, ao contrário de sua colega de classe Horikita, que tem a ambição de superar a todos e chegar a Turma A. O que eles não esperavam é que o sistema de notas por muitas vezes não funciona individualmente, mas sim em grupo. Ou seja, mesmo que um aluno seja gênio mas sua sala for mal nas provas, ele não conseguirá. Então o trabalho em equipe se faz obrigatório, e aí que as coisas realmente começam a acontecer.

youkoso jitsuryoku-classroom-of-the-elite-anime
Você disse protagonista 10 de 10?

Devido a esta necessidade de interação, vamos acompanhando muitas coisas interessantes acerca dos personagens e seus desenvolvimentos e motivações.. Existem diversos momentos onde o convívio e as diferenças de ideologias são debatidas. A vida em sociedade, a diferença de pontos de vista sobre determinados assuntos, questões éticas e morais são discutidas com muita coerência dentro do anime. Tanto que os nomes dos episódios são citações de grandes filósofos e pensadores, que dão a síntese do contexto abordado no episódio.

youkoso jitsuryoku -classroom-of-the-elite
As aparências enganam…

 E no meio de toda essa disputa pelos pontos, alianças são feitas, traições e um grande jogo de aparências dão um charme a mais à Youkoso Jitsuryoku. Sobra tempo para torcer por alguns personagens e também alguns mistérios são jogados aos poucos e o espectador vai tentando montar o quebra-cabeça. Tanto que o último episódio traz uma revelação bem interessante e impactante sobre o protagonista. Este aliás é um dos  pontos fortes do anime, pois Ayanakoji rouba a cena sempre que aparece, e sem dúvida pode ser apontado como um dos melhores protagonistas que apareceram recentemente.

youkoso jitsuryoku-classroom-of-the-elite
Alguns dos personagens principais.

 

 

Enfim, Youkoso Jitsuryoku (Classroom of the Elite)  é anime muito interessante de se acompanhar e vale muito a pena você assistir, pois tem uma ótima animação e conta com personagens e tramas bem legais e com boas reviravoltas. Fica só uma pequena ressalva quanto a alguns conceitos e personagens que foram apresentados mas não foram desenvolvidos, mas isto deve se revolver com uma possível segunda temporada (tem que ter, por favor!!), pois ficaram diversas pontas soltas. Mas nada que estrague a experiência da obra. Então, não perca tempo e veja essa belezura de anime.

Outras matérias sobre animes e mangás você encontra aqui no Meta Galáxia. Até a próxima meus amigos.

assinatura_andre