5 Centímetros Por Segundo | Resenha

5cm_por_segundo.jpg

Título: 5 Centimeters Per Second (秒速5センチメートル)
Tipo: Filme
Episódios: 03 (Feb 16, 2007 até Mar 3, 2007)
Status: Finalizado
Estúdio: CoMix Wave Films
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Relacionamentos humanos, distanciamento, a busca pelos sonhos e objetivos, achar seu lugar no mundo, são temas que quando bem trabalhados podem render boas obras. Eis aqui um exemplo disso, 5 Centímetros por Segundo é um filme com roteiro original (não é adaptação) do diretor Makoto Shinkai, que nos últimos tempos tem ganhado bastante notoriedade, ainda mais por seu último trabalho, Kimi no na wa.  Bem, voltando,  a trama de 5 Cm por Segundo se dá por mostrar a amizade dentre Takaki Toono e Akari Shinohara que são muito próximos desde a infância. Uma grande afeição nasce entre eles com o passar do tempo, especialmente na adolescência. Logo, a proximidade entre eles vai diminuindo devido aos fatos da vida, as famílias se mudam, questões de estudo e trabalho. A questão que fica: a amizade, o amor, pode superar a distância e o tempo ?

5cm_por_segundo-1.jpg

O filme é dividido em 3 partes, onde nos apresentam aos poucos os fatos sobre os personagens, principalmente sobre Takaki. Cada um dos episódios retrata um momento da vida dos personagens, e acompanhar isto se torna bem interessante, porque apesar de ser uma obra curta, ela conta bem a história que se propõe. Tudo é bem pontuado e certeiro, o roteiro consegue mostra em pequenos detalhes a importância dos relacionamentos e dos laços que construímos na vida e como as vezes é custoso mantê-los, não por desinteresse, mas pelos rumos que a vida acaba nos levando e os amigos de outrora já não vemos com a mesma frequência, mas em contra partida criamos novos vínculos. E esse é o grande ponto do filme do qual ele consegue fechar muito bem no último episódio, que por sinal é bem emocionante, e um pouco “cru”.

5cm_por_segundo-2.jpg

5 Centímetros por Segundo tem um roteiro conciso e pontual, aliado a uma bela trilha sonora que sabe ditar o ritmo, dão o tom da obra, e a animação também não fica por menos, resultando em um filme muito interessante e bonito acerca das relações humanas e os rumos que a vida pode tomar sem mesmo notarmos isso. Será que estamos atentos a tudo isso que ocorre nas nossas vidas? Temos realmente controle sobre nossos destinos?

Dica: Disponível na nossa amada Netflix.

assinatura_andre

2 comentários

  1. Canal Neófito disse:

    Preciso rever esse animé. Encontro muita ressonância emocional na história. Há um pouco de minha vida aí…

    1. André Betioli disse:

      Sério Cleiton?? Esse anime é marcante mesmo, pois ele trata as situações de uma forma mais real os dramas apresentados ali. Obrigado pelo comentário. Grande abraço.

Os comentários estão encerrados.