A Lista de Schindler

a-lista-de-schindler

Ano: 1993
Título Original: Schindler’s List
Dirigido por: Steven Spielberg
Avaliação: ★★★★★ (Perfeito)

Na trama, durante o período nazista, Oscar Schindler é um alemão que tenta a todo custo conseguir ser bem sucedido na vida. Quando decide investir em uma fábrica, ele decide, inicialmente, contratar judeus para trabalhar em seu empreendimento, já que esta era a mão de obra mais barata existente na época e naquele local. Conforme os meses passam, Schindler começa a ser inserido, com sua mente e coração sobre o que realmente estava acontecendo com o povo judeu, seja durante o massacre no “Gueto”, a ida aos campos de concentração ou o transporte para Auschwitz. Acompanhado por seu amigo e contador, Stern, e se utilizando de sua influência perante Goeth (principal demandador de mortes dos judeus daquela área), Schindler decide abrigar o máximo possível de judeus em sua fábrica, para que não sejam mortos, mesmo que para isso ele tenha de perder tudo pelo que sempre sonhou.

a-lista-de-schindler 4

O filme é com certeza uma das maiores obras-primas do cinema, tanto por resgatar, a qualquer um que assista, todas as piores obras que aconteceram durante o nazismo, mas também por despertar o que há de melhor no ser humano. Embora a trama se prenda a poucos personagens principais, tudo parece tão natural e ao mesmo tempo tão fictício (o longa em preto e branco auxilia essa ilusão) que nem parece que tudo isso realmente possa ter acontecido.

a-lista-de-schindler 3

Há cenas extremamente fortes, mas necessárias ao contexto e aos olhos de cada um que assista ao filme. A crueldade expressa no longa traz à tona tudo o que a humanidade um dia pode esquecer. É interessante notar a evolução de Schindler, inicialmente pensando somente em lucrar e depois, quando se vê inserido no contexto nazista, o filme mostra perfeitamente suas ações tomadas inteiramente no coração. Diversas frases e cenas marcam este filme, que provavelmente viverá para sempre, como um verdadeiro “livro de história”.

a-lista-de-schindler 2

A Lista de Schindler resgata em cada um de nós o valor de uma vida humana, que deveria ser capaz de nos guiar a um mundo melhor.

assinatura_rodolfo

Análise Crítica
Data
Título Original
A Lista de Schindler
Nota do Autor
51star1star1star1star1star