Big Fish & Begonia – Netflix – Resenha

Big Fish & Begonia é um filme encanta e questiona sobre a vida, de uma maneira lúdica e poética.

Big Fish & Begonia - Resenha - Poster

Exibição Original: 6 de Julho de 2016
Título Original: Da Yu Hai Tang / Da Hai / Big Fish & Chinese Flowering Crabapple / 大鱼海棠
Estúdio: B&T | Nº de Episódios: 01 (Filme)
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Lançado originalmente em 2016, o anime chinês Big Fish & Begonia (Da Yu Hai Tang) estreou não faz muito tempo no catálogo da Netflix. E logo de cara pode-se dizer que trazer esse titulo para o Brasil foi um grande acerto. Porque o o longa chinês é simplesmente magnífico.

Big Fish & Begonia - Resenha - 5.jpg

Big Fish & Begonia tem como premissa um mundo mistico que existe em paralelo ao mundo humano. Lá os seres vivos detém poderes sobre elementos da natureza e da vida. Quando os seres deste mundo completam 16 anos, eles devem viajar até o mundo humano para entender como as coisas funcionam e assim contemplar melhor o seu papel e os valores. Porém cada mundo deve permanecer no seu, justamente para manter o equilíbrio entre eles. O rito acontece com os jovens se transformando em peixes / golfinhos e indo até o mundo humano, já que o céu do seu deles, se conecta ao mar do mundo dos homens.

Big Fish & Begonia - Resenha - 4

Logo somos apresentados a nossa protagonista, Chun, ela é uma jovem de 16 que fará esse rito. Ao chegar ao mundo humano ela tem alguns problemas e assim um jovem humano chamado Kun acaba ajudando-a a voltar.  Porém Kun acaba tendo alguns problemas no processo. Chun entende que deve fazer algo a respeito, e assim começa a sua jornada para retribuir o favor a Kun, enquanto ela vai descobrindo muitas outras coisas sobre a vida e a interação entre os dois mundos.

Big Fish & Begonia - Resenha - 2

A ambientação e cultura apresentadas durante Big Fish & Begonia é simplesmente espetacular. No decorrer da aventura de Chun, vamos aos poucos sendo apresentados a um mundo realmente lindo, composto por seres mágicos de todas as especies. Muitos deles são personificações de elementos da natureza e da vida. Os detalhes e visuais deles são arrebatadores. É realmente algo de se encher os olhos, ainda mais com uma animação lindíssima e fluída que o filme tem. Aliás a produção do filme é algo que realmente surpreende. Tudo é muito equilibrado e bonito.

Big Fish & Begonia - Resenha - 1

Mas além do visual fantástico, Big Fish & Begonia possui muito conteúdo. Em um primeiro instante, ele pode até parecer um filme apenas infantil, por se levar em conta que trata-se de uma animação e pelo character design. Porém, o filme apresenta diversas reflexões sobre a vida. Logo na abertura do longa já podemos sentir isso, e depois isso se ramifica durante a história. E são ponderações muito interessantes mesmo. O filme consegue causar uma imersão muito boa, e logo nos vemos viajando junto com Chun durante os seus dilemas.

Big Fish & Begonia - Resenha - 3

Existem alguns momentos onde Chun e seu amigo Qiu discutem alguns desses pontos de vista, sobre o que seria o certo a se fazer. Até onde eles podem interferir e influenciar o mundo humano. Quando morremos, vamos para algum outro lugar? Ou simplesmente tudo acaba? São perguntas que realmente tem peso e poder. E claro ao longo da trama outros personagens pontuais vão sendo inseridos, e que proporcionam ainda mais riqueza de detalhes ao mundo que nos está sendo apresentado, assim aumentando ainda mais a gama e camadas sobre a vida.

Big Fish & Begonia - Resenha - 6.jpg

Contando com personagens carismáticos (Qiu, principalmente) e aliados a uma animação lindíssima, Big Fish & Begonia é uma grata surpresa que está a disposição no catalogo da Netflix. Sem sombra de dúvidas vale a pena conferir, principalmente se você é fã de filmes com essa temática de fantasia.

Por se tratar de uma animação chinesa, talvez Big Fish & Begonia nem seja tão reconhecido, mas é de certo que deveria. Pois trabalho feito aqui é lindo demais. Com um tom lúdico e poético, acompanhar a jornada de Chun é uma experiência deveras gratificante. Então, não perca tempo e assim que tiver uma oportunidade, dê uma chance a esse filme.

Fique ligado aqui no Meta Galáxia que muita coisa boa está por vir. Até a próxima e grande abraço.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Big Fish & Begonia
Nota do Autor
41star1star1star1stargray