Lámen Shop (Ramen Teh) – Resenha

lamen-shop-resenha-poster

Lámen Shop – Resenha do filme

Ano: 2018
Título Original: Ramen Teh
Dirigido por: Erik Khoo
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Lámen Shop é um prato cheio para quem procura uma estória capaz de tocar o coração e encher os olhos (e mexer com o estômago também). Uma co-produção Japão/Singapura, o longa apresenta uma viagem às raízes da culinária asiática e uma viagem de autodescoberta incrível.

Lámen Shop conta a estória de Masato (Takumi Saito, de 13 Assassinos e Patrulha Estelar), um jovem cozinheiro filho de pai japonês e mãe singapuriana, que trabalha numa das mais renomadas lámen shops do Japão. Após o falecimento do pai, ele decide voltar à Singapura atrás de suas origens e também do aprendizado da culinária local, que está diretamente vinculada à sua família e sua própria história.

lamen-shop-resenha-02

Pode-se dizer que o filme apresenta a “jornada do herói” de forma completa e especialmente pouco comum, dado o tema de fundo da estória (a culinária). Acompanhamos todo o desenvolvimento de Masato (com uma ótima atuação de Takumi Saito), da perda à busca por sua identidade e os desafios com que se depara em Cingapura – alguns esperados, outros não.

E, como toda jornada do herói que se preze, Lámen Shop traz coadjuvantes fundamentais no desenvolvimento do protagonista e da estória. Miki (Seiko Matsuda), a cozinheira que Masato conheceu por um blog e que o guia em Singapura, e o tio Wee (Mark Lee) são peças fundamentais e personagens carismáticos que dão o tempero essencial que o filme precisa.

lamen-shop-resenha-01

Lámen Shop fala sobre família, tradições, história e autoconhecimento. Mostra rusgas deixadas pela guerra, que, mesmo após quase um século, ainda cravam diferenças entre nações próximas e com tanto em comum. Mostra, com sutileza, que a culinária representa culturas e histórias; e mais que isso, que cozinhar e comer também pode representar as lembranças mais profundas de momentos com entes queridos.

lamen-shop-resenha-03

E, claro, não dá pra não falar sobre o quanto o filme enche os olhos quando falamos de cozinha. As cenas de preparo dos pratos, a explicação sobre as receitas e mesmo os momentos em que os personagens são mostrados realizando as refeições deixam qualquer um com água na boca. Não se espante se sair imediatamente à procura de um lámen ou de um bak kut teh.

lamen-shop-resenha-05

Prepare o coração e a boca. Lámen Shop certamente irá mexer com você e abrir seu apetite para uma estória cativante, bem narrada e com fotografia e direção bonitas e no ponto certo. Um filme que sabe dosar o drama e mesmo arrancar boas risadas quando oportuno,.

Confira outras resenhas de filmes aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

Análise Crítica
Data
Título Original
Lámen Shop
Nota do Autor
41star1star1star1stargray