Tokyo Godfathers | Resenha

tokyo-godfathers-poster

Ano: 2003
Título Original: Tokyo Goddofazazu
Dirigido por: Satoshi Kon
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Tocante e extremamente sensível. Esta é a assinatura de Tokyo Godfathers, uma obra incrível do estúdio Madhouse (One Punch Man), dirigida por Satoshi Kon (Paprika, Perfect Blue).

O longa conta a estória de três moradores de rua – o amargurado beberrão Gin, a jovem Miyuki e a travesti Hana – que encontram, na véspera de Natal, um bebê abandonado em meio ao lixo. Desesperados, partem em busca dos pais da criança enquanto atravessam uma jornada de autoconhecimento e partilham do sofrimento de suas próprias histórias, carregadas de ressentimento e ausência de afeto.

tokyo-godfathers-02

Embora carregue uma linguagem divertida em sua maior parte, o filme mostra com veracidade chocante o drama vivido por pessoas desabrigadas. O descaso, menosprezo, violência e marginalização sofria por eles – e que muitas vezes acaba sendo normalizado pela sociedade – é expressado em diversas cenas e situações. Duas delas, em especial – uma no transporte público e outra com fortes imagens de agressão física – chamam muita atenção e traz um sentimento de revolta que, por vezes, somos incapazes de demonstrar na vida real, sendo, deste modo, um verdadeiro “tapa na cara” do espectador.

Por outro lado, vemos também o quanto o trio valoriza as pequenas coisas da vida e a amizade que desenvolveram entre si, considerando-se sua própria família. Temos o alívio cômico de Hana, que irrita Gin constantemente, enquanto Miyuki, a mais nova do grupo, tenta colocar as coisas em ordem, o que só se torna mais difícil devido ao seu temperamento explosivo. Os dramas pessoais de cada um também são profundos e mostram alguns dos motivos que podem levar alguém a deixar sua casa, quando parece não haver mais esperança, mas vemos também o quanto uma vida pode mudar em um único dia.

tokyo-godfathers-03

Com muita sensibilidade e uma animação de alta qualidade, com traços realistas e detalhados caprichosamente, Tokyo Godfathers é um típico conto de Natal, que traz uma mensagem positiva dentro de uma narrativa gostosa de assistir e nos fazer refletir e se emocionar.

ASSINATURA