Game Retrô – Super Castlevania IV

Game Retrô – Super Castlevania IV

Game Retrô - Super Castlevania IV 4 8

“QUE JOGO FOI ESSE?” haha, meus amigos, esse é um clássico que deveria ser obrigatório conhecer, deviam forçar as crianças das escolas a jogar esse jogo, a terceira matéri Game Retrô – Super Castlevania IV.

Game Retrô - Super Castlevania IV 4 7

A série Castlevania começou em 1986, em 1992 a Konami resolveu fazer essa obra de arte que vamos tratar nessa matéria. Apesar de ter “IV” no nome, este jogo é na verdade uma espécie de remake do primeiro jogo da série, mas com muito conteúdo novo. Super Catlevania IV é um daqueles jogos que te marcam, por que? Simplesmente pela jogabilidade, gráficos e principalmente pela música.

Por a música ser tão boa, vou começar essa análise por Áudio e Vídeo:

A composição das músicas do jogo são incríveis. Mostra todo o potencial do som o SNES e deixa muita produção de hoje no chinelo (Claro, guardadas as devidas proporções). Podemos dizer que o trabalho foi muito bem feito, com carinho e atenção levando o player a realmente imergir no jogo. A imersão se deve 50% por causa do áudio.

Ouve só:

https://www.youtube.com/watch?v=9sX3fjpkFwk

O gráfico é igualmente imersivo, digno dos jogos antigos de Castlevania. Pixels bem trabalhados, uma paleta de cores que deixa o ambiente bem sombrio, inimigos criativos e clássicos usando uma grande parte do potencial gráficos do Super Nintendo. Dá uma olhada nessa fotos que coloquei abaixo.

Ponto negativo do  gráfico é que as estátuas que antes mostravam os seios agora foram tapadas e o sangue ficou verde.

 

Jogabilidade/Gameplay:

O estilo todos conhecemos, Metroidvania, na verdade seria só o “Vania” haha. Game de ação ao estilo plataforma que tiveram Castlevania e Metroid como percursores. Nesse game, a jogabilidade é o terceiro ponto forte.

Primeiro- A movimentação do personagem Simon Belmont é muito equilibrada. Os pulos poderiam ser mais precisos mas você se acostuma e calibra a sua mente para isso, a resposta do controle é rápida para a movimentação.

Segundo- Armas e golpes receberam muita atenção, exemplo: o famoso chicote “Vampire Killer” ganhou 8 direções diferentes em que você pode chicotear e atingir seu inimigos, o invés de o poder fazer apenas para a sua frente, como nos demais jogos da série.Também podemos utilizar o chicote para se balançar entre plataformas, à la Indiana Jones. Existem também armas secundárias com “munição” que são muito bem vindas.

Conclusão

“QUE JOGO FOI ESSE?” Super Castlevania IV é jogo de gente grande! Joguei muito na infância mas sempre alugava essa fita. Hoje tenho a minha novinha e funcionando perfeitamente. Vale muito a pena se dedicar para zerar e conhecer por completo essa obra prima.

E essa foi a matéria Game Retrô – Super Castlevania IV, a terceira matéria da série. Confira a matéria de Aladdin , a outra de Super Ghouls’n Ghosts ou até nossa área de Games Retrô.

Matheus Moreira Mello

Análise Crítica
Data
Título Original
Super Castlevania IV
Nota do Autor
51star1star1star1star1star
Matheus Moreira Mello
Publicitário e "marketeiro digital" de profissão, desenhista e ilustrador totalmente amador. Palmeirense, amante de basquete, admirador da cultura japonesa, viagens e Coca-Cola. Vale dizer que considero videogames a arte mais completa que existe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here