Game Retrô – Super Castlevania IV

Game Retrô – Super Castlevania IV

Game Retrô - Super Castlevania IV 4 8

“QUE JOGO FOI ESSE?” haha, meus amigos, esse é um clássico que deveria ser obrigatório conhecer, deviam forçar as crianças das escolas a jogar esse jogo, a terceira matéri Game Retrô – Super Castlevania IV.

Game Retrô - Super Castlevania IV 4 7

A série Castlevania começou em 1986, em 1992 a Konami resolveu fazer essa obra de arte que vamos tratar nessa matéria. Apesar de ter “IV” no nome, este jogo é na verdade uma espécie de remake do primeiro jogo da série, mas com muito conteúdo novo. Super Catlevania IV é um daqueles jogos que te marcam, por que? Simplesmente pela jogabilidade, gráficos e principalmente pela música.

Por a música ser tão boa, vou começar essa análise por Áudio e Vídeo:

A composição das músicas do jogo são incríveis. Mostra todo o potencial do som o SNES e deixa muita produção de hoje no chinelo (Claro, guardadas as devidas proporções). Podemos dizer que o trabalho foi muito bem feito, com carinho e atenção levando o player a realmente imergir no jogo. A imersão se deve 50% por causa do áudio.

Ouve só:

O gráfico é igualmente imersivo, digno dos jogos antigos de Castlevania. Pixels bem trabalhados, uma paleta de cores que deixa o ambiente bem sombrio, inimigos criativos e clássicos usando uma grande parte do potencial gráficos do Super Nintendo. Dá uma olhada nessa fotos que coloquei abaixo.

Ponto negativo do  gráfico é que as estátuas que antes mostravam os seios agora foram tapadas e o sangue ficou verde.

 

Jogabilidade/Gameplay:

O estilo todos conhecemos, Metroidvania, na verdade seria só o “Vania” haha. Game de ação ao estilo plataforma que tiveram Castlevania e Metroid como percursores. Nesse game, a jogabilidade é o terceiro ponto forte.

Primeiro- A movimentação do personagem Simon Belmont é muito equilibrada. Os pulos poderiam ser mais precisos mas você se acostuma e calibra a sua mente para isso, a resposta do controle é rápida para a movimentação.

Segundo- Armas e golpes receberam muita atenção, exemplo: o famoso chicote “Vampire Killer” ganhou 8 direções diferentes em que você pode chicotear e atingir seu inimigos, o invés de o poder fazer apenas para a sua frente, como nos demais jogos da série.Também podemos utilizar o chicote para se balançar entre plataformas, à la Indiana Jones. Existem também armas secundárias com “munição” que são muito bem vindas.

Conclusão

“QUE JOGO FOI ESSE?” Super Castlevania IV é jogo de gente grande! Joguei muito na infância mas sempre alugava essa fita. Hoje tenho a minha novinha e funcionando perfeitamente. Vale muito a pena se dedicar para zerar e conhecer por completo essa obra prima.

E essa foi a matéria Game Retrô – Super Castlevania IV, a terceira matéria da série. Confira a matéria de Aladdin , a outra de Super Ghouls’n Ghosts ou até nossa área de Games Retrô.

Matheus Moreira Mello

Análise Crítica
Data
Título Original
Super Castlevania IV
Nota do Autor
51star1star1star1star1star