Game Retrô – Secret of Mana Super Nintendo

Game Retrô – Secret of Mana Super Nintendo

Game Retrô - Secret of Mana Super Nintendo

Existem games que vieram para marcar uma geração ou um gênero. Secret of Mana é definitivamente uma obra que elevou o gênero RPG e consagrou a Squaresoft (Square Enix).

Para falar desse game, primeiro precisamos falar de sua produtora, na época a Squaresoft. A Square foi muito produtiva na era 16bits, desenvolveu principalmente RPG’s de alto nível e se fez famosa por isso. Infelizmente, poucos games dela chegavam ao ocidente, o que é muito pesaroso, mas Secret of Mana deu seu ar da graça aqui, em 06 de agosto de  1993, com sua mecânica de RPG de ação.

A minha edição de Secret of Mana foi adquirida há dois anos, em uma troca por um manche de pc para Flight Simulator. Eu já conhecia esse game da década de 90.

analise-secret-of-mana-super-nintendo-03

O que poucos sabem é que este Secret of Mana de SNES não é o primeiro, mas sim o segundo, conhecido como Siken Densetsu 2. O primeiro veio para Game Boy e curiosamente chama-se Final Fantasy Adventure nos EUA e Mystic Quest na Europa, curioso, não?

Isso quer dizer que Secret of Mana está intimamente ligado a Final Fantasy.

Game Retrô - Secret of Mana Super Nintendo

A História

Os personagens controláveis são 3 heróis. O principal é um rapaz que descobre uma espada muito poderosa, chamada Mana. Essa espada, ao ser retirada de seu descanso, desperta monstros e eventos por todo o mundo.

Enquanto isso, um grande reino também está atrás da espada Mana, com a ideia de restaurar uma antiga civilização que em outros tempos trouxe guerra e destruição para o mundo.

Ao longo do jogo, os outros heróis vão se juntando na jornada o que introduz um multiplayer cooperativo muito interessante.

Game Retrô - Secret of Mana Super Nintendo

A jogabilidade

Secret of Mana é um RPG de ação com combate em tempo real. Os heróis tem possuem características e habilidades únicas, provindas de classes. Podemos ganhar leveis e skills durante a evolução do jogo, além de usar armas e magias diferentes.

O personagem principal da história não pode usar magia, pois sua especialidade é com armas, portanto consegue subir um pouco mais rápido de level.

Existem diversos tipos de armas: espadas, lanças bumerangues, arco e flecha, clavas e outras tantas mais. A variedade de armas é bem legal, mas limitada. As armas podem ser melhoradas de acordo com orbs coletados durante o jogo.

As magias são basicamente elementais: fogo, água, terra e etc.

O sistema do menu em forma de anel é bem intuitivo e inovador para época. Apenas trocar de personagens que é um pouco cansativo.

Áudio e Vídeo

O design dos personagens, cenários, dungeons, minions, bosses, tudo bem trabalhado e colorido, é difícil botar defeito em algo gráfico em Secret of Mana. Isso vai acompanhar você por todo o jogo, pode confiar.

A potência do Super Nintendo é testada quando usamos o mode 7, quando voamos pelo mapa com o Dragão Flammie.

A trilha sonora também é algo que chama a atenção, quesito que a Square sempre caprichou.

 

Conclusão

Secret of Mana é obrigatório na sua biblioteca! Principalmente o de Super Nintendo, por que sabemos que a Square vai lançar um Remake em breve, que claro, valeria muito a pena jogar, mas a essência original deve prevalecer.

Recomendo fortemente que jogue esse incrível e marcante RPG.

Esse foi Game Retrô – Secret of Mana Super Nintendo. Confira a matéria de Aladdin , a outra de Super Ghouls’n Ghosts  e Super Castlevania IV ou até nossa área de Games Retrô.

Análise Crítica
Data
Título Original
Secret of Mana de Super Nintendo
Nota do Autor
51star1star1star1star1star