Gold Stars: A História Oficial da Copa do Mundo FIFA – Resenha

gold-stars-poster-resenha

Gold Stars – A história das Copas do Mundo de Futebol FIFA

Título Original: Gold Stars
Ano: 2017
Direção: Richard Harrowell | Nº de Episódios: 03
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Gold Stars é mais um conteúdo futebolístico a entrar na Netflix no ritmo da Copa do Mundo da Rússia. E, por mais que se trate de um produto oficial da FIFA, está longe de ser entediante ou enviesado.

A série possui três episódios de aproximadamente uma hora de duração, contando fatos e curiosidades de todas as Copas do Mundo. Os episódios não possuem ordem cronológica, portanto, podem ser assistidos individualmente, sem que afete a experiência do espectador.

gold-star-02-resenha

Gold Stars apresenta a história das Copas por meio de tópicos, elencando temas como “10 Melhores Gols”, “10 Melhores Partidas”, “Momentos Controversos”, “Lendas”, entre outros, reforçando os riquíssimos acontecimentos e números que o torneio acarreta em sua quase centenária história.

A segmentação de assuntos em listas é também uma forma de abordar os registros do máximo possível de atletas e jogos marcantes, uma vez que são inúmeros. De Fontaine a Maradona, Pelé, Lev Yashin a Miroslav Klose, dos times mais badalados aos craques solitários que gravaram seus nomes na história da competição e do futebol como um todo.

gold-star-03-resenha

Uma das grandes qualidades da obra é abordar todas as modalidades das Copas do Mundo. O futebol feminino ganha enorme destaque, tendo suas lendas e jogos memoráveis apresentados ao público, assim como as categorias de base, por onde grandes craques da atualidade passaram. Além disso, também são lembrados os torneios de futsal e futebol de areia.

No entanto, o curto número de episódios acaba, inevitavelmente, deixando de fora alguns célebres jogadores, como Teófilo Cubillas, Hugo Sanchéz, Grzegorz Lato, Rivaldo, entre outros, bem como determinadas partidas. Uma boa adição seria mais informações de bastidores e entrevistas com algumas das figuras presentes no documentário.

Homare Sawa

Mas, em linhas gerais, Gold Stars é um ótimo esquenta para entrar no clima da Copa e um prato cheio para os aficionados por futebol relembrarem ou conhecerem mais sobre a riquíssima história do maior campeonato esportivo do mundo.

Confira outras resenhas de séries aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

Análise Crítica
Data
Título Original
Gold Stars: A História Oficial da Copa do Mundo FIFA
Nota do Autor
41star1star1star1stargray