Grancrest Senki (Record of Grancrest War) – Resenha

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) é um bom anime de fantasia / medieval. Porém, poderia ter sido muito melhor pelo potencial que tinha.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha- poster

Exibição Original: 6 de Janeiro 2018 até 23 de Junho 2018
Título Original: Grancrest Senki / Record of Grancrest War / グランクレスト戦記
Estúdio: A-1 Pictures | Nº de Episódios: 23
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom)

O anime de Grancrest Senki (Record of Grancrest War) teve sua estréia na temporada de Janeiro de 2018 e é uma adaptação da Light Novel de autoria de Ryou Mizuno, que foi finalizada em 10 volumes. O ótimo estúdio A1 Pictures é o responsável pela adaptação e todos os episódios estão disponíveis na nossa querida Crunchyroll.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha- 1Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 2

Grancrest Senki é ambientado em um mundo de fantasia / medieval onde temos cavaleiros, magos, vampiros e outros incontáveis tipos de seres. O protagonista da obra é Theo, que vem de um país humilde que foi massacrado e tomado por nobres. Seu sonho é buscar a paz para seu povo. Para isso ele saí em jornada a fim de buscar força e aliados para tal. No meio do caminho ele acaba cruzando o caminho de Silluca, uma hábil maga. Logo os dois fazem uma aliança  e assim começa a saga de Theo em busca da paz e de unificação dos reinos.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 5

Durante sua jornada, Theo acaba passando por diversos países e reinos, onde ele sempre se depara com algo diferente. Isso sendo aplicado a costumes, cultura ou modo de governo. Isso é algo muito positivo dentro da obra, ao mostrar que existem diversos reinos e muitos lugares a serem explorados. Essa sensação de um vasto mundo dá uma ótima sensação de ir e desbravar novos lugares.Com isso Grancrest Senki ganha mais profundidade ao apresentar o seu mundo. E junto com Theo e Silluca, acompanhamos muitos destes lugares e suas particularidades.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 6

Dentre essas particularidades uma coisa bem interessante são os modos de governo e alianças que seus representantes fazem com seu povo e com outros países quando buscam algum tipo de aliança. Grancest Senki além de uma aventura / ação por um mundo de fantasia, tem ótimos momentos de reflexão acerca de política e modos de governo. Podemos ver uma variedades de governantes e cada qual com suas prioridades, alguns egoístas, já outros muito bons e benevolentes. Questões sociais como diferença de classe, ricos, pobres e raças também acabam sendo abordados em paralelo conforme o desenrolar da trama. É muito bom acompanhar tantos personagens em busca do que lhes interessa, e assim ver o diversos pontos de vista sobre o mesmo assunto.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 7Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 8

E conforme falamos, como existem vários lugares que Theo e Silluca visitam, aparecem diversos personagens que acabam por interagir com a dupla. Alguns são muito carismáticos como Villar, Lassic, e o ótimo vilão Milza. Os personagens além de serem carismáticos e cheios de convicção quanto aos seus ideais, também contam com um character design sensacional. Aliás, não só os personagens, mas toda a parte técnica é praticamente impecável, o estúdio da A1 Pictures fez aqui um trabalho de alto nível. As músicas e as cenas de ação são espetaculares. Algumas das cenas de batalha acima da média, contando com uma ótima direção e enquadramentos, além de uma boa dose de violência e sangue. E no meio do caos, ainda sobre tempo para alguns romances, estes bem desenvolvidos e emocionantes.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 4

Apesar de todos os elogios a obra peca um pouco justamente em um dos seus pontos fortes. Isso ficou meio estranho falando assim né? Calma, vou explicar. rs Ao apresentar um mundo tão vasto e cheio de personagens é um ótimo fator, porém o anime acaba por ficar “rushado” (corrido) em diversos momentos. Por exemplo: existe algum conflito entre os lados e alguns personagens simplesmente surgem, se apresentam e saem de cena muito rapidamente, sendo que eles tiveram um papel na trama. E alguns deles acabam por morrer e mal lembramos o nome deles. Ou seja, falta um pouco mais de tempo de tela para apresentar alguns personagens e também no desenvolvimento das tramas, pois algumas delas acabam sendo solucionadas muito rapidamente. Isso é uma ressalva, mas sem dúvida o anime conta com muito mais qualidades do que defeitos.

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 9

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 3

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) - Resenha - 10

Grancrest Senki (Record of Grancrest War) é um anime pouco falado e que não ganhou tanto destaque quando do seu lançamento, o que é uma injustiça. É uma obra que apresenta muitas coisas interessantes e que conta com um visual lindíssimo. Se você gosta de um anime com essa temática esse pode ser uma ótima opção. Apesar de alguns deslizes, o anime fecha muito bem, com direito até um finalzão a lá novela das 9 da Rede Globo. E isso não é um demérito, pois casa completamente com o desenrolar da obra, já que um dos seus pontos fortes são os romances.

Grancrest Senki é um anime que eu gostei bastante e que me cativou bastante. Porém, essas rushadas tiraram um pouco do brilho e do impacto que certas coisas poderiam ter. Com mais tempo e um ritmo melhor e mais cadenciado, o anime teria tido um resultado ainda melhor. Mas ainda assim, dê uma chance a essa obra, pois ela vale aquela conferida. Aproveitando, para mais matérias e análises aqui no Meta Galáxia. E não esqueçam de conferir o Guia da Temporada de Julho que está bombando e também o nosso Top 10 da temporada de Abril. Até a próxima  e forte abraço.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Grancrest Senki (Record of Grancrest War)
Nota do Autor
31star1star1stargraygray