Tengen Toppa Gurren Lagann – Resenha

Tengen Toppa Gurren Lagann é anime único, que diverte e faz questionar: “O que faz você seguir em frente?”

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-poster

Exibição Original: 01 de Abril de 2007 à 30 de Setembro de 2007
Título Original: 天元突破グレンラガン / TTGL, Gurren Lagann
Estúdio: Gainax| Nº de Episódios: 27
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Olá leitores do Meta Galáxia! Tudo certo e nada resolvido? Pois bem, algumas vezes acabamos escutando sobre alguns animes / filmes / séries que seriam da categoria “obrigatórios”. É aquele tipo de obra que você tem que conferir, e que quando você diz que ainda não viu, as pessoas até desacreditam. Tengen Toppa Gurren Lagann é um desses animes. Sempre escutei falar muito bem dele e chegou o momento de conferir e ver se era tudo isso mesmo. E o que posso dizer é que me arrependo de ter demorado tanto tempo para conferir a obra, pois ela é fantástica.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-03

Produzido pelo estúdio Gainax (Neon Genesis Evangelion) o anime é uma produção original que teve sua estreia lá na primavera de 2007 e contou com 27 episódios e teve dois filmes que são resumos da série com alguns extras.  Tengen Toppa Gurren Lagann parte da premissa pelos olhos do jovem Simon, que é um menino que vive em uma sociedade que se localiza abaixo da superfície. Trabalhando como escavador, ele leva uma vida normal para aqueles padrões. Estes que não são nada bons, pois a vida dos humanos estabelecidos ali é precária, beirando a escravidão em alguns pontos. Mas seu amigo (e uma espécie de irmão mais velho) Kamina tem o sonho de conhecer o mundo da superfície, e assim levar a humanidade a uma condição de vida melhor. Certo dia em uma de suas escavações, Simon acaba encontrando uma espécie de broca / espiral que aparenta não ser algo comum. E desse ponto em diante a vida do personagem e dos que o rodeiam tende a mudar drasticamente, já que eles conseguem uma maneira de chegar a superfície e assim acabam conhecendo a bela Yoko. Então esse trio dá início a uma longa jornada pelo mundo da superfície, desbravando mistérios e lutando pela própria sobrevivência enquanto uma trama muito (mas muito mesmo) maior vai costurada ao fundo.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-01

Tengen Toppa Gurren Lagann é um anime de ação, mecha, ficção, drama. E ele se sai bem em todas essas categorias. Mas antes de mais nada, é uma grande obra sobre amadurecimento. E o anime sabe conduzir isso muito bem, separando a obra em arcos bem específicos que falam das fases desse processo de amadurecimento. Simon é o nosso protagonista, e isso não é um mero detalhe. O conhecemos ainda criança, com um ar inocente e praticamente sem sonhos ou aspirações. Mas quando Kamina surge, tudo muda, não só para Simon, mas para todos. Kamina é um daqueles personagens que são extremamente carismáticos e icônicos. Em muitos animes temos sempre aquele personagem que é uma lenda (por exemplo o Quarto Hokage em Naruto, o Rei Mago em Black Clover), pois realizaram algum feito que reverbera até os dias de hoje. Com Kamina, nós acompanhamos o surgimento dessa lenda em tempo real. Ele tem a faísca que falta em Simon, e assim impulsiona o garoto a ir em frente e buscar seus sonhos. Sendo que talvez nem ele mesmo soubesse que poderia ter esses sonhos. Nessa fase a voz guia de Simon é Kamina. É ele quem muda o status quo e dá novos horizontes, não só a Simon, mas a todo o grupo que começa a se formar como uma espécie de “rebelião” contra o sistema opressor, e a descoberta de um mundo totalmente.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-13

O mundo da superfície é algo totalmente novo e o choque que eles têm ao se deparar com o desconhecido é muito bem trabalhado. Junto com Yoko, o trio começa a explorar esse mundo cheio de desertos e inimigos, que pilotam umas espécies de “mechas”. Simon havia conseguido algo similar quando eles conseguiram sair da caverna, mas eles não entendiam muito bem como isso funcionava. Quando o trio conhece o homem fera, Viral (personagem que ganha uma importância muito bacana), eles acabam assimilando um pouco mais de como o mundo funciona. Essas descobertas trazem boas e más notícias, já que eles obtêm a informação que existe um tal de “Rei da Espiral” que domina a superfície. Cabe ao trio tentar impedir esse tirano e assim buscar a tão sonhada paz e igualdade entre os humanos. Mais ou menos no final desse “primeiro arco” o anime toma uma decisão muito corajosa, que com certeza pegou muita gente de surpresa. E apesar de ser algo que foi muito sentido, deu um peso enorme para a trama e o desenvolvimento dos personagens. (Quem assistiu, sabe muito bem do que estou falando). Pois isso serviu como um aviso, de que a vida as vezes é injusta e perderemos, mas ainda assim devemos arrumar um jeito de seguir em frente. Que apesar de sonharmos, acreditarmos que tudo irá melhorar, não podemos ganhar todas as batalhas. Aceitar isso, faz parte. Nunca teremos o controle de tudo na vida, mas podemos lutar bravamente para conseguirmos o nosso melhor.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-05tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-08

Esse evento em Tengen Toppa Gurren Lagann funciona como uma “passagem de bastão”. E assim entendemos também o que significa deixar um legado e o quanto isso é importante. Após alguns eventos, surge uma nova personagem, Nia. Ela acaba conhecendo Simon em um momento difícil e ambos acabam se conectando por conta disso, por encontrarem as mesmas fragilidades um no outro. E ela com seu jeito mais ingênuo e sonhador, é quem traz Simon de volta ao jogo, que estava totalmente inerte em pensamentos tristes e solitários. Então, aqui a voz que guiará Simon é a de Nia. O anime muda muito de clima nessa segunda etapa, mas sem perder a qualidade e sua essência. É uma mudança necessária que traz ensinamentos valiosos para Simon e o resto da equipe. E bem aos poucos, ele vai resgatando sua essência, aquela na qual Kamina se inspirou e disse que ele seria a pessoa que iria furar os céus. (Aliás, a cena em que Simon “volta” a si é magnifica). Com o decorrer dos episódios, chegamos a mais um ponto chave que é o confronto com o Rei da Espiral. Muito pouco dele havia sido explorado até então. Quem ele era? Qual sua origem? E por que ele havia condenado a todos os humanos viverem no subsolo? Tanto a luta quanto os diálogos dessa parte são incríveis e verdadeiramente épicos. E assim Tengen Toppa Gurren Lagann mostrava que realmente não era apenas um anime frenético de ação com personagens ultra carismáticos. Era um anime que tinha algo muito maior a dizer. Aqui começam a ser plantadas diversas teorias que ganhariam mais força no decorrer do anime.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-04

Tengen Toppa Gurren Lagann nos apresenta uma situação muito interessante após os fatos mencionados. Digamos que no fim das contas o bem vence o mal, há toda uma festa, e todos os humanos estão livres. A liberdade está aí, assim como a tão sonhada paz mundial. Mas ao conseguir isso, vem uma outra batalha tão intensa quanto as que foram travadas: como manter essa paz? Na segunda metade do anime, a obra dá um salto no tempo (cerca de 7 anos) e assim vemos os personagens mais velhos, tanto no visual como na postura e atitudes. Agora com a humanidade em paz e desenvolvida, Simon é uma espécie de rei /presidente supremo e todos da equipe que lutaram ao seu lado ocupam algum cargo de importância e confiança. Dentre esses cargos, temos Rossiu, que é o braço direito de Simon, e aqui nesta fase é ele quem dá a voz ao nosso protagonista. O menino tímido, mas destemido se tornou um rapaz com grande dialeto político e racional. Aqui as batalhas são deixadas um pouco de lado e somos apresentados a uma trama mais política e social. Os problemas de outrora com inimigos querendo arrancar suas cabeças ficaram no passado. A sociedade dos humanos evoluiu muito rápido nesse tempo, assim a grande maioria dos humanos estão muito bem servidos de tecnologia e recursos. Ver essa imagem e lembrar dos desertos (quando Yoko, Simon e Kamina chegaram a superfície), é quase surreal. O sonho de Kamina havia se realizado, os humanos enfim tinham encontrado a paz e a igualdade. Ou pelos menos, era o que parecia.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-09

Já ouviu aquela frase: ” O ser humano nunca vai estar satisfeito”? Pois bem, aqui começamos a ver vários indícios vários disso. Alguns questionamentos quanto as formas de governo começam a surgir por parte de um grupo da população. Alguns querem até voltar para as cavernas. Rossiu então começa a alertar Simon destes problemas, porém ele é uma pessoa muito simplista e idealista. Apesar de ter amadurecido muito e ser considerado um verdadeiro herói da humanidade, Simon tem sérios problemas em lidar com essas questões diplomáticas. E conforme os problemas vão surgindo e soluções ineficazes vão sendo apresentadas, o resultado não poderia ser outra que não uma verdadeira revolta por parte da população. Isso se agrava quando um fato envolvendo Nia, acaba por decretar que todos os humanos estariam condenados dentro de um determinado tempo. Neste momento Rossiu, que sempre prezou agir pela razão ao invés da emoção tem que tomar decisões muito duras. Boa parte das pessoas podem até odiar o personagem por tais ações, mas o papel que ele desempenha aqui é de vital importância. Assim como Kamina e Nia guiaram Simon até aqui, cabe a Rossiu ser a voz da razão, para que assim Simon possa tomar decisões mais difíceis, e que nem tudo pode ser revolvido pegando o mecha e batendo em tudo. O lado político e burocrático é imprescindível para a ordem em sociedade. Infelizmente Simon teve que sentir isso na pele. E assim até o próprio governo acaba rachando, pois, as opiniões entre os grupos divergem muito.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-02

Após mais alguns acontecimentos, a trama que vinha sendo costurada de fundo em Tengen Toppa Gurren Lagann é revelada. E que baita trama hein? Logo ficamos a par de boa parte da história do planeta e do universo, assim entendendo as motivações do Rei da Espiral e o porquê de os humanos estarem vivendo debaixo da terra como toupeiras. Após todas as provações, chega o momento da verdade e Simon chama a responsabilidade para si. Ele enfim está preparado para esta que será a sua maior e mais arriscada missão.  Nesta parte do anime, Simon é sua própria voz. (Todas essas “vozes” ficam mais claras pelos títulos dos episódios, que sempre são frases dos personagens guias. Assim como o estilo das letras em cada título). Ele atingiu um estágio da qual agora ele vai conseguir lidar com as adversidades que irão vir. O menino se tornou um homem. Um homem capaz de furar os céus. Ou seja, todas as suas experiências anteriores culminaram aqui. Boa, ruins, tristes, alegres. Este Simon é o resultado de todas essas etapas. E agora ele tem que encarar mais uma.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-06

O arco final de Tengen Toppa Gurren Lagann é um verdadeiro deleite. A obra consegue misturar tudo que falamos lá no começo. Tem um visual insano e psicodélico, batalhas gigantescas, absurdas e maravilhosas. É difícil não vibrar junto com os personagens.  –Aliás, os personagens do anime são sensacionais. Falamos aqui dos principais, mas no decorrer dos episódios são apresentados diversos outros de maneira mais secundária, mas que são muito carismáticos e ganham o nosso carinho facilmente.– A trama é envolvente (um sci-fi muito bom), o visual e músicas são incríveis. Tem tudo que um final deve ter, pode pegar a sua lista e ir fazendo um checklist, pois a obra atende e supera as expectativas. Momentos de heroísmo, sacrifícios, frases de efeitos, poses, e etc. É algo realmente um pouco fora da curva. O final faz muito sentido e ainda por cima ele consegue fechar muito bem os ciclos dos personagens e assim mais uma vez o legado é deixado e ocorre a passagem de bastão. Se por acaso cair algumas lágrimas nas últimas cenas, é normal. Pois o anime fecha tão bem o ciclo da trama e dos personagens que nos sentimos meio tristes ao nos despedimos deles. Ainda mais com a última e bela frase de Simon, que resume muito bem a importância de cada ser no universo.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-10

Tengen Toppa Gurren Lagann é um anime incrível e que merece a sua atenção. Se você não viu, corra e veja isso logo. Se já viu, que tal ver mais uma vez? Acho que você pode aproveitar ainda mais os detalhes que mencionamos aí. O anime está completo na nossa amada Netflix, ou seja, você não tem desculpa. Acompanhar a saga de Simon, desde criança até adulto e todas as experiências que ele viveu, acabam por se tornar um pouco nossas também.

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha

tengen-toppa-gurren-lagann-resenha-15

Durante o anime somos questionados o tempo todo: o que nos move? O que nos faz mover a espiral da vida? Frases motivacionais e inspiradoras é o que não faltam em Gurren Lagann. Elas soam até repetitivas em alguns momentos, mas os personagens são tão legais que você acaba abraçando esses ideais e aplicando para si. Assim como Simon, quem sabe não consigamos encontrar a nossa própria voz no universo.

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
Tengen Toppa Gurren Lagann
Nota do Autor
51star1star1star1star1star

Deixe um comentário