The Promised Neverland – Resenha dos Episódios 7 à 9 do Anime

Revelações, frustrações, e quem realmente manda no pedaço!  Resenha dos episódios 7 à 9 de The Promised Neverland.

the-promised-neverland-yakusoku-no-neverland-episodios-5-e-6-resenha

Exibição Original: 10 de Janeiro de 2019 – presente
Título Original: Yakusoku no Neverland (約束のネバーランド)
Estúdio: CloverWorks
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Salve leitores do Meta Galáxia! Como estão? Tudo certo e nada resolvido? Pois bem, conforme prometido, estamos aqui para analisar os episódios 7 à 9 de The Promised Neverland. A adaptação já tinha agradado bastante nos primeiros seis episódios (vide as resenhas 1 & 23 & 4 – 5 & 6) e ficava o questionamento se a qualidade seria mantida. Então, sem mais delongas, vamos aos episódios. E fica o aviso: as resenhas terão pequenos spoilers, então, corre lá, assista e depois volte aqui.

Episódio 7

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-7-01

O episódio anterior havia acaba com um belo gancho em relação a uma possível aliança das crianças com a Irmã Krone. Mas essa aliança seria viável? Seria ela uma pessoa de confiança para algo tão arriscado? O episódio 7 de The Prmosed Neverland é focado em Krone e seus motivos para propor uma aliança aos nossos protagonistas. Logo ela acaba abrindo o jogo e assim revelando as suas reais intenções quanto ao Orfanato. Ela aspira a se tornar a Mãe daquele local, mas para isso Isabel teria que sair dali. E que melhor maneira de fazer isso do que crianças fugirem sob a sua supervisão? Com isso fica claro que os interesses em comum valem uma aliança temporária. Já que os dois lados tem a ganhar com isso.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-7-02the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-7-03

Mais algumas cartas são postas as mesa como o funcionamento dos rastreadores. Até então sabíamos que eles erma monitorados por uma espécia de “relógio” e agora vemos que ele realmente funciona como uma espécie de radar (a lá Dragon Ball). E mesmo com a aliança firmada, os dois lados não entregam tudo o que sabem e fazem suas jogadas pouco a pouco a fim de mais informações. Tanto que Krone consegue “ler” que eles já sabiam a respeito dos rastreadores antes dela comentar. É nesse tipo de detalhe que consiste o charme de The Promised Neverland. Esse jogo psicológico de sempre tentar dar um passo à frente da situação mas ainda manter a aparência.  As crianças são espertas e inteligentes, mas fica claro que ainda lhes falta “malandragem” em disfarçar certas reações nesse tipo de situação. E esse tipo de detalhe pode comprometer todo o plano.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-7-04

E por meio da Irmã Krone ficamos sabendo mais alguns detalhes de seu passado e que ela também tem um “código” assim como as crianças. Algumas pontas soltas foram amarradas aqui, pois até então eram apenas especulações de como um adulto chega a esse cargo Porém sem maiores detalhes. Só sabemos que algumas crianças do sexo feminino podem vir a ser selecionadas para um desses cargos de “adultos” responsáveis por supervisionar as crianças no orfanato.Mas mais uma vez as coisas acontecem rápido. Parece até ser rápido demais. Como se estivessem correndo contra o tempo e assim deixando de dar a devida atenção em alguns momentos.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-7-05the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-7-06

Mas e com toda essa movimentação de alianças sendo tomadas, onde está Isabel? Ela sempre aparece a espreita ou com seu olhar desconfiado nas conversas com Ray. Mas eis que nos últimos segundos do episódio ela entrega algo para Krone… O que seria essa carta? Quem teria enviado aquilo? Krone que já usa e abusa das expressões “insanas” aqui não poderia ser diferente, apesar que isso também pode ter sido a reação do expectador. Mas que raios tem nessa carta?

Episódio 8

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-01

Ao abrir a carta, Krone é informada que foi promovida e que deverá sair do Orfanto e se dirigir para outra unidade. A notícia a pega de surpresa, já que o plano de fuga das crianças já estava arquitetado e com isso a culpa recairia sobre os ombros de Isabel. No fundo ela ela já sabia que havia sido desmascarada e com isso infelizmente sabe que seu destino já está traçado. E assim Krone deixa uma caixa com uma caneta em uma gaveta, com uma suposta mensagem direcionada as crianças? Bom parece que sim.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-02the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-03

Com isso ela se apronta para ir a sua “promoção” repentina, e enquanto isso ocorre, as coisas que haviam sido plantadas aqui são explicadas com mais detalhes sobre o passado da personagem. Todo o seu treinamento, cirurgia e motivações. Esse flahsback ajuda a dar mais profundidade não só a personagem mas também a toda a série em si. Pois vemos o quão rígido é o processo de seleção e como funciona o sistema. De quebra somos apresentados brevemente a “Vovó” que seria a superior de Isabel. E em meio aos flashbacks dela, temos um vislumbre da Isabel criança, tentando fugir do Orfanato. ou seja, Isabel também já foi como Emma, Norman e Ray.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-04the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-05the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-06

A trama não aprofunda muito nisso nesse momento, mas é mais um detalhe importante que dá ainda mais peso a personagem, pois assim vemos e entendemos como Isabel sempre está um passo a frente. E por falar nisso, aqui vemos o desfecho de Krone. Sua despedida é triste e cruel. E no fim das contas, ela aparentava só ser alguém que foi reflexo de sua criação, que era alguém que queria apenas ter uma pilar de sentimentos e amar aquelas crianças. As cenas aqui foram bem construídas e dirigidas, sem pressa, o que ajudou a dar mais significado a elas. Uma personagem interessante que vai fazer falta.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-09the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-10

Mas isso ainda não era tudo que Isabel havia reservado para esse episódio. Em paralelo as crianças tinham armado um plano de investigação do muro que cerca o orfanato, para que assim eles tivessem mais entendimento e detalhes para a grande fuga. Eles tinham combinado sinais para que o plano corresse da maneira certa. Porém Isabel mais uma vez frustra os planos deles, e assim prende Ray e revela que já despachou Krone dessa para melhor. O resultado disso é o pior possível. Isabel pega todos com a mão na massa.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-8-07

E pela primeira vez ela fala abertamente sobre toda a situação. Tanto que ela mesma acaba se apresentando, como se aquele fosse o primeiro contato entre eles. A cena é de certa forma tensa e assustadora, pois o sentimento de frustração toma conta. E só pra ter a cerejinha do bolo, ela ainda anuncia que a próxima remessa está marcada. E quem vai nela é Norman. E claro vale comentar a cena em que Isabel quebrou a perna de Emma de maneira precisa e cirúrgica, mostrando o quão seria ela está em relação a toda essa situação. Ótimo episódio, com um ritmo melhor  e com muitas informações importantes que acabam por enriquecer a trama.

Episódio 9

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-01

Após um episódio eletrizante, a trama de The Promised Neverland não para. Dando sequência, temos as crianças simplesmente abaladas pelas revelações que Isabel lhes fez, onde colocou de maneira simples e direta toda a situação. E como mencionamos, devido a um flashback, notamos que realmente Isabel sabe o que se passa na cabeça deles, porque ela já esteve. Sem o jogo de aparência, ela simplesmente acaba com as esperanças que eles tinham de fuga. E a ida de Norman, está agendada para o dia seguinte. Isso simplesmente causa uma enorme sensação de desespero em Emma, Norman, Ray, Don e Gilda. A maneira como essa parte é conduzida é muito boa.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-02

Agora com Emma se recuperando e com a sentença de Norman já estabelecida, o que fazer? Aceitar o destino ou ainda dá tempo de fazer alguma coisa? Apesar da situação estar difícil, sempre acabamos esperando por aquela fagulha de esperança surgir, afinal essas crianças são espertas demais. Porém, Norman que sempre encabeçou os planos está destruído por dentro, apesar de tentar manter as aparências. A cena onde ele vai pegar água para Emma deixa isso bem claro, o quanto o fato iminente da sua morte estar agendada para amanhã o despedaçou. Na cena em questão ele se sente afogado e perdido, tal como o copo que ele deixou cair quando abriu a torneira. Mais uma vez as câmeras e  enquadramentos dão uma perspectiva desconfortável, torta que ajudam a passar esses sentimentos.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-03the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-04the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-06

Porém, apesar dos pesares, Ray e Emma tentam de alguma maneira salvar Norman. Aqui vemos uma cena bem interessante. Ray que até então era o mais racional e “frio”, aqui se deixa levar pelo calor do momento e seus sentimentos. Quer a todo o custo tentar salvar Norman, e para isso fala que é possível sim se eles acreditarem nisso. Aquele discurso parece mais com a Emma falando do que ele, logo vemos que os laços entre os personagens e seus objetivos estão mais fortes do antes, já que o Ray de antes falaria que era impossível sair dessa situação. Norman acaba aceitando a ideia que seus amigos tem e assim criam uma “última chance” para ele. Essa parte é bem construída e ajuda a demonstrar os laços entre o trio principal de The Promised Neverland.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-07the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-08

Então a notícia da “adoção” de Norman é comunicada de maneira oficial pela Mamãe Isabel para todas as crianças da casa, assim as mesmas ficam emocionadas pela partida de Norman e começam a se despedir dele. O sentimento de tristeza, despedida e frustração aqui eclodem de uma maneira muito natural e ferrenha. Pois aquela realmente pode ser a despedida de Norman de seus amigos. Eis que chega o momento do plano ser posto em prática. A última chance de Noman escapar.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-05the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-10

Em tese o plano consistia em Norman destruir o rastreador (com a ajuda do aparelho que Ray montou ao longo dos anos) e assim ficar como um fugitivo na floresta até que os outros conseguissem fugir também, mais precisamente quando Emma estivesse recuperada. Um detalhe importante aqui é que Ray revela como descobriu o segredo do orfanato. Ele reteve suas memórias de bebê, e assim ele tem alguns pedaços de lembranças que entravam em conflito com a história contada pelos responsáveis da instituição.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-09the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-11

Enfim chega a hora marcada da fuga de Norman. Emma e Ray ficam em uma grande expectativa pelo sucesso do amigo. E além disso eles querem ver a frustração de Isabel ao saber que não conseguiu manter todos na linha. Porém algo está errado, bem errado por sinal, Norman volta em vez de desaparecer. Os dois se perguntam o que diabos aconteceu. Por que ele voltou? O que deu errado no plano? Eis que Norman, com um olhar de desesperança revela que conseguiu subir no muro e a visão que ele teve, minou suas esperanças. Pois o orfanato é cercado por um grande penhasco. Literalmente os sonhos deles foram jogados buraco abaixo. O sorriso de “vitória” de Isabel é de matar.

the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-12the-promised-neverland-yakosoku-no-neverland-resenha-episódio-9-13

E agora? O que eles irão fazer? Existe alguma outra solução? Mais um ótimo episódio que deixa um gancho interessantíssimo e agoniante para a sequência daqui para a frente. Ansioso desde já pelos próximos episódios. Lembrando que a temporada terá um total de 12, ou seja, já estamos na reta final. Sem dúvidas esses últimos três episódios prometem pegar fogo! Então, forte abraço e até a próxima!

assinatura_andre

Análise Crítica
Data
Título Original
The Promised Neverland – Resenha dos Episódios 7 à 9 do Anime
Nota do Autor
41star1star1star1stargray

Deixe um comentário