A Ghost Story | Resenha

a-ghost-story-poster

Ano: 2017
Título Original: A Ghost Story
Dirigido por: David Lowery
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

C (Casey  Affleck) e M (Rooney Mara) são um jovem casal, com toda uma vida pela frente. Moram em uma casa em um lugar tranquilo e isolado. Certo dia, C acaba se envolvendo em um acidente de carro, e com isto vindo a falecer. O homem morto, acaba conseguindo “voltar” a vida, só que em forma de um fantasma com um pano branco. Ele pretende reconectar os laços com a sua esposa. Partindo desta premissa, A Ghost Story é a incrível jornada de um fantasma em busca de algo que ele procura incessantemente, algo realmente valioso. Voltar a pertencer a algo, um lugar ou um alguém.

a-ghost-story-casey-aflleck-rooney-mara.jpg

O filme narra de uma maneira ímpar a trajetória deste fantasma, que busca a todo instante voltar a para a vida de sua esposa. A espreita, podendo observar mas mão participar, ele se torna uma figura que está sempre junto dela, em todos os cômodos da casa que habitavam, mas ao mesmo tempo não estar em lugar nenhum. A Ghost Story consegue levantar e nos fazer refletir sobre a nossa existência, e o que acontece depois dela. Quanto tempo demora para nos despedirmos realmente de alguém? Quanto tempo dura essa solidão? Como o mundo vai girar sem você ali? Qual o legado que deixaremos quando partirmos?

a-ghost-history

Aliado a todas essa questões existenciais que são muito bem trabalhadas pelo diretor David Lowery temos um carinho todo especial com a parte técnica. Os enquadramentos, sempre ressaltando o fantasma ali no canto, ao lado, é muito bom. Dessa forma conseguimos nos situar, e sentir o quanto ele tenta se reconectar, mas não passa de um espectador de uma vida da qual ele fazia parte. Existem diversos plano sequência belíssimos, mostrando paisagens e dando ainda mais dimensão da peregrinação do fantasma em busca de algo que lhe deixe partir de vez. A trilha sonora é no tom certo, e se encaixa com primor as cenas, dando mais peso à elas. Mas em vários e vários momentos, teremos um silêncio que sintetiza todo esse contexto de despedida, do desapego e seguir em frente e da tentativa de perpetuação da nossa existência depois de partirmos.

a-ghost-story-2017.jpg

A Ghost Story é um filme ímpar, que conta uma história emocionante sobre alguém que se foi talvez cedo demais e deixou assuntos inacabados. (Se é que alguém consiga resolver tudo). Impossível não refletir sobre nossas vidas e no que estamos fazendo ou deixando de fazer. Com certeza um dos filmes mais bonitos deste ano, com uma narrativa singela e cheia de significados. Uma obra  contemplativa que beira a poesia, como se fosse um poema com versos tristes e lindos, sobre o que a nossa existência pode significar.

assinatura_andre