Dívida Perigosa (The Outsider) Netflix – Resenha

divida-perigosa-resenha-poster

Dívida Perigosa (The Outsider) – Resenha do filme original Netflix, estrelando Jared Leto

Ano: 2018
Título Original: The Outsider
Diretor: Martin Pieter Zandvliet
Avaliação: ★★★☆☆ (Bom)

Dívida Perigosa é um acerto da Netflix em meio a muitos filmes originais produzidos recentemente que, talvez em busca de algo mais grandioso, tenham pecado pelo excesso. O filme de Martin Zandvliet, por outro lado, aposta num roteiro simples e comprometido.

A trama de Dívida Perigosa gira em torno de um Japão pós-Segunda Guerra Mundial, em 1954, quando as relações com os Estados Unidos ainda eram extremamente delicadas. E, nesse sentido, a ambientação do filme é bem competente.

divida-perigosa-4

Nick (Jared Leto) é um prisioneiro de guerra americano confinado em uma prisão de segurança máxima. Após ajudar Kiyoshi (Tadanobu Asano, de Ichi The Killer e o Hogun de Thor) – um mafioso da Yakuza – a deixar a cadeia, é retribuído por sua família e também conquista sua liberdade.

Nick é contratado pela máfia para cuidar de um serviço, mas, aparentemente sem destino, acaba ficando, especialmente pela lealdade e gratidão à Kiyoshi. No entanto, o estrangeiro não é visto com bom olhos por todos – e é neste ponto que começam seus problemas.

divida-perigosa-resenha-2

Dívida Perigosa trata especialmente da cultura da Yakuza, apresentando seus códigos de conduta, que incluem o conceito de “família e lealdade”. Cenas viscerais de violência também são constantes e apontam as famosas punições da máfia sem pudor.

Leto entrega uma atuação decente, dando vida a um personagem frio e misterioso que tem seu background desenrolado de forma coerente com o andar do filme. Mas destacam-se, especialmente, Asano e Kippei Shiina, que interpreta um dos líderes da família Shiromatsu.

divida-perigosa-resenha-5

Uma das caraterísticas mais bacanas do longa é a questão do idioma. A língua predominante, coerentemente, é o japonês – os personagens só falam em inglês quando se comunicam com Nick, que por sua vez também sabe falar um pouco do idioma nipônico.

No entanto, como produção americana que é, Dívida Perigosa apresenta um ponto de vista do cenário situado pelos olhos americanos, reforçando alguns estereótipos dos quais já estamos acostumados e ignorando fatos como não haver precedentes para estrangeiros na Yakuza.

divida-perigosa-resenha-3

Por fim, Dívida Perigosa é um drama interessante, permeado por boas atuações, boa narrativa e um constante clima denso que prende o expectador.

Confira outras resenhas de filmes aqui. Siga o Meta Galáxia nas redes sociais!

ASSINATURA

 

Análise Crítica
Data
Título Original
Dívida Perigosa (The Outsider) Netflix
Nota do Autor
31star1star1stargraygray