Férias Frustradas | Resenha

Férias Frustradas Resenha

Ano: 2015
Título Original: Vacation
Dirigido por: John Francis Daley
Avaliação: ★★★★☆ (Ótimo)

Alguns clássicos de nossa infância estão enraizados em nossa memória afetiva e, quando ouvimos falar em um possível remake, reboot ou sequência destes títulos, acabamos rechaçando-os por receio de que um novo filme possa “estragar” o original.

Era o risco que o filme Férias Frustadas corria, talvez em dobro, por tratar-se de um remake e sequência do filme original de 1983 estrelado por Chevy Case e que fez grande sucesso aqui no Brasil em virtude das inúmeras exibições no saudoso Cinema Em Casa, no SBT (No nosso país, os dois filmes possuem o mesmo título, mas, originalmente, o filme de 83 é chamado National Lampoon’s Vacation e este, de 2015, apenas Vacation).

O filme pode ser considerado um remake por trazer a mesma abordagem e trama do original, repaginadas para os dias atuais, mas também uma sequência por trazer, desta vez, o filho do Clark Griswold (Chevy Chase) e sua família como protagonistas. Na estória, Rusty Griswold (Ed Helms) é um piloto de avião que trabalha para uma companhia aérea modesta e leva uma vida pacata com a família. Sua esposa e os filhos, no entanto, vivem entediados e frustrados com o comodismo do pai, que todos os anos repete as mesmas viagens sem graça nos feriados.

Após descobrir que sua família detesta as viagens que eles fazem, Rusty decide mudar os ares e convence-os a irem ao Wally World, repetindo a épica e desastrada viagem idealizada por seu pai e que marcou sua infância. Durante a longa viagem, Rusty e seus familiares passam por situações insanas que, de alguma forma, acabam aproximando-os como nunca antes, ainda mais quando as coisas realmente parecem sair do controle.

Férias Frustradas Resenha

Embora repita uma fórmula bastante conhecida e saturada dos filmes de comédia clássicos, Férias Frustradas consegue ser muito, mas muito engraçado. Ed Helms, como sempre, apresenta um protagonista abobalhado e ingênuo, que possui as melhores reações diante das loucuras que se sucedem na viagem, muitas das quais ele é responsável. Vale destacar também a participação especial de Chris Hemsworth (Thor) como o cunhado galã insano de Rusty, protagonizando algumas das cenas mais absurdas do longa. A breve participação de Charlie Day (Quero Matar Meu Chefe) também é hilária, e há ainda uma outra aparição bastante inusitada.

Férias Frustradas Resenha

Em meio a tantos filmes de comédia que se repetem atualmente sem conseguir grande destaque ou fazer boas bilheterias, Férias Frustradas destaca-se por ser genuinamente engraçado e divertido, com um bom elenco e piadas malucas e bem conduzidas. Veja outras resenhas de filmes aqui no Meta Galáxia.

ASSINATURA