Projeto Flórida (The Florida Project) – Resenha

Projeto Flórida é um filme sensível e poderoso sobre sonhos e esperança.

projeto florida-poster

Ano: 2017
Título Original: The Florida Project
Dirigido por: Sean Baker
Avaliação: ★★★★★ (Excelente)

Projeto Flórida é um filme que foge um pouco do convencional. E notamos isso logo nos primeiros minutos do longa. A trama se passa em Magic Castle, um hotel barato de rodovia da Flórida, que fica a espreita da Disneylândia. Lá iremos acompanhar um pouco da vida da pequena Moone (Brooklynn Prince) que está passando o verão. Conhecemos assim o seu cotidiano e suas aventuras corriqueiras do cotidiano, e assim entendendo o mundo que a cerca.

projeto florida-resenha-7

No decorrer da trama de Projeto Flórida, vamos vendo a relação de Moone com seus amigos e com a jovem mãe, Halley (Bria Vinaite Halley). O mundo em que elas estão inseridas não é fácil. É um ambiente hostil, pobre, e cheio de dificuldades. E mesmo assim, há momentos de pura felicidade. Muitos destes nos são mostrados pela ótica infantil de Moone e seus amigos. As brincadeiras e  travessuras das crianças, lhes proporcionam verdadeiros momentos de risos de doer a barriga, que funcionam como um verdadeiro escapismo da cruel realidade. E muitas dessas brincadeiras deixam os outros vizinhos atordoados, e principalmente o gerente do hotel, Bobby (Willem Dafoe, que rouba a cena em vários momentos).

projeto florida-resenha-1projeto florida-resenha-4

O filme acerta em cheio ao mostrar um lado pouco explorado da Flórida, que é a parte pobre e as dificuldades que as pessoas passam. Por estarem perto da Disney, muitas pessoas acabam esquecendo dos problemas que estão logo ao lado. Tudo é muito bonito olhando por cima, mas olhando as sombras dos arredores, podemos ver tantas pessoas abandonadas a própria sorte. E notamos ali tantas sonhos perdidos, olhares de esperança de um futuro melhor mesmo com tantas adversidades. As vezes as pessoas tentam fazer o melhor que podem, com as melhores das intenções, mas o mundo nem sempre funciona assim, Notamos a síntese disso pela mãe de Moone. Projeto Flórida acerta em muito ao mostrar essa linha tênue entre desespero e esperança.

projeto florida-resenha-3

A produção do filme é um espetáculo. Os enquadramentos utilizados por Sean Baker conseguem nos deixar em proximidade com aqueles personagens. Acabamos nos tornando também moradores do Magic Castle. É fascinante como isso funciona tão bem. O elenco está muito bem. A menininha  Brooklynn Prince surpreende demais, e entrega uma atuação perfeita e encantadora.

projeto florida-resenha-6projeto florida-resenha-5

Projeto Flórida é um filmaço e não é a toa que tem algumas indicações ao Oscar. É um filme poderoso e sensível. Pois consegue nos apresentar um lado difícil da Flórida esquecida. A obra tem o poder de refletir, rir e chorar com extrema facilidade. Em meio ao caos do mundo, as vezes por meio de um olhar puro e sincero de uma criança, podemos achar saídas que nem imaginávamos. Fugas da realidade, que podem resultar em um belo sorriso ao apreciarmos os tesouros dos nossos reinos. As coisas simples da vida, como brincar um dia todo e depois da chuva ter a vista de um arco-íris.

Projeto Flórida estreou essa semana aqui no Brasil.

assinatura_andre