Conversamos com Willians Glauber, escritor de As Descendentes.

As Descendentes
Ilustração das capas por Tarcísio Benevides.

“Eu me frustrei e resolvi escrever uma história minha, que tivesse os elementos que eu estava esperando ver ali”, diz Willians Glauber, autor da trilogia de contos As Descendentes.

A vida de um profissional de publicidade é sempre corrida, não é novidade! Todo mundo sabe ou já ouviu falar disso! Mas uma das vantagens de ser publicitário, são as pessoas que você conhece, e assim, conhece o que elas fazem! Foi desse jeito tão comum que conheci o escritor calouro Willians Glauber, e junto com ele a trilogia de contos As Descendentes.

É o Willians e seus contos que quero apresentar para vocês, leitores do Meta Galáxia. Em um rápido bate-papo, ele contou o porquê de entrar na literatura e deixar o jornalismo de lado, como começou a escrever sua primeira história e os planos para seu futuro literário.

AH, e já adiantando, o primeiro volume está disponível gratuitamente para download na Amazon. Link no final do post.

Meta Galáxia: Quando você decidiu que não queria mais ser jornalista e começou a escrever literatura?
Willians Glauber: Já faz um tempo que o jornalismo não anda oferecendo boas oportunidades para nós jornalistas, a área está bastante escassa e desvalorizada. Quem está dentro não vai sair nunca, quem está fora dificilmente vai conseguir entrar e quem saiu, piorou. Eu me encaixo no grupo dos que saíram. Bom, sabendo disso, eu sempre gostei de escrever e de consumir histórias e as séries de TV são uma das minhas paixões. Quando eu me dei conta de que elas tinham a mesma lógica dos livros: uma história longa dividida em capítulos, volumes, continuações, vi que elas poderiam me ajudar a ter insights para construir minhas próprias histórias. Mas meu estalo surgiu quando terminei de ver uma temporada de uma série que eu estava bem ansioso para ver, mas que não entregou o que prometeu. Eu me frustrei e resolvi escrever uma história minha, que tivesse os elementos que eu estava esperando ver ali.

Meta Galáxia: Então foi a partir disso que veio a ideia dos contos?
Willians Glauber: Na verdade não. Dali surgiu a ideia para um romance, que inclusive está na fase de reescrita agora. Os contos são prequels dessa história bem maior, se passam no mesmo universo desse meu primeiro romance. Foi uma experiência bacana de imersão na atmosfera que criei.

Meta Galáxia: E sobre o que são esses contos?
Willians Glauber:
Pior que eu nem posso falar muito, porque como as histórias já são curtas, qualquer detalhe que eu der pode estragar a surpresa. Mas, sem dar muito spoiler, nessas histórias nós conhecemos três mulheres fortes que carregam consigo um dom, passado de geração em geração na família delas. Elas se descobrem com o dom para a magia e isso vai colocá-las em situações literalmente de vida ou morte. Nós somos apresentados a elas em momentos extremos, de autodescoberta e de tomadas de decisões que precisam ser rápidas, que vão impactar muito a vida das personagens desse meu primeiro livro. Cada conto acompanha uma personagem diferente, em momentos muito diferentes da vida e o subtítulo de cada um leva o nome delas: Cristina, Leda e Rita. É uma trilogia de histórias independentes, mas que se conectam. Quem chegar no terceiro e último conto vai descobrir em que ponto exatamente elas se conversam.

As_Descendentes_ Autor Willians Glauber

Meta Galáxia: Como esses contos se passam no mesmo universo do seu primeiro livro, podemos deduzir que ele também aborda magia e situações sobrenaturais?
Willians Glauber: Ah, sim, com certeza! Mas já tire da sua cabeça essa ideia de bruxas, vampiros, lobisomens, varinhas mágicas e livros de feitiçaria. Minha história tem raízes brasileiras, tem nosso tempero, nossa brasilidade. O que posso adiantar é que a origem da minha vó foi uma grande inspiração para eu criar esse meu primeiro romance. Ela era índia, viveu em uma aldeia na Bahia. E como todos sabem, os povos indígenas têm uma conexão poderosa com a natureza, com forças místicas e misteriosas. Então, fica a dica (risos).

Meta Galáxia: Pode adiantar alguma coisa desse romance? Fiquei curioso.
Willians Glauber: Hm (risos). Melhor não (risos). Mas quando eu finalmente conseguir uma editora, juro que volto para te contar todos os detalhes da história em primeiríssima mão.

Meta Galáxia: Tudo bem, mas promessa é dívida.
Willians Glauber:
Vou cumprir, pode deixar!

Meta Galáxia: Bom, para fechar nossa conversa. A literatura para você é mais um hobby ou pretende seguir carreira como autor?
Willians Glauber: Seguir carreira, sem dúvida alguma! Já tenho rascunhadas histórias para pelo menos mais quatro livros diferentes. Agora só preciso de tempo para sentar e me dedicar a todos eles, um de cada vez, claro, senão fico zureta (risos).

O primeiro volume da trilogia As Descendentes estará disponível gratuitamente para download na Amazon durante toda essa semana (02 à 06 de outubro), isso mesmo, zero reais, Segue link para download gratuito.

Confira o trailer da trilogia de contos As Descendentes:

Para conhecer mais sobre o Willians e seu trabalho, acesse seu Facebook e  Instagram do escritor.

assinatura